Dicas para otimizar seu notebook

Cuidados simples para seu computador portátil ficar mais rápido, por mais tempo e sem apresentar problemas de hardware.
  • Visualizações51.993 visualizações
Por Rodrigo Prada em 7 de Maio de 2009

Você possui ou pretende comprar um computador portátil? Então é melhor é estar ciente de algumas dicas para otimizar o uso do seu equipamento. Além de aumentar as horas de carga da bateria e o desempenho da máquina, alguns cuidados básicos podem aumentar a vida útil da máquina. Lembre-se, não tomar certas precauções podem até fazer com que o usuário perca seu direito à garantia do produto.

Cuidados Gerais
Para que ele continue funcionando

Caso seu notebook possua apenas uma bateria de 3 células, considere a possibilidade de comprar uma nova bateria com 6 células. Afinal de contas, um computador portátil se torna mais útil de acordo com o tempo que você pode contar com ele longe de uma tomada.

Líquidos e computadores não combinam.Evite obstruir suas saídas de ar, especialmente em dias quentes, o aquecimento excessivo compromete a vida útil de seus componentes. Também é importante limpar periodicamente suas saídas de ar para garantir sua refrigeração adequada.

Embora os portáteis sejam mais resistentes a choques mecânicos, todo computador teme líquidos. Portanto, certifique-se que seu cafezinho esteja a uma distância segura do seu notebook.

Outra dica que ajuda o seu note a se manter seco e protegido contra impactos é sempre guardá-lo em uma bolsa adequada após o uso. Caso você não possua uma, saiba que elas não servem apenas para a estética ou para transporte do computador.

Cuidados com a Bateria
Para deixá-lo ligado por mais tempo

Desative os recursos de rede sem fio enquanto não estiver utilizando a rede, mesmo offline, eles consomem grande quantidade de energia.

Deslige o pendrive quando não estiver em uso.As baterias de notes precisam ser carregadas e descarregadas completamente com certa frequência. Evite deixá-las mais que 2 semanas com sua carga no máximo ou no mínimo.

Assistir a filmes em DVD, jogar games complexos e rodar aplicativos em 3D consomem uma grande quantidade de energia, evite fazê-los quando não tiver nenhuma tomada por perto.

Diminua o brilho da tela, quanto maior a claridade de um monitor de LCD, maior seu consumo de energia. O mesmo se aplica ao volume das suas caixas de som, afinal de contas, a energia tem que vir de algum lugar.

Cartões de memória, pendrives e outros dispositivos periféricos roubam energia do seu notebook, evite deixá-los ligados enquanto não estiverem em uso.

Softwares e Sistema Operacional
Para aumentar seu desempenho

É essencial que o usuário faça uma limpeza periódica em seu sistema operacional para garantir seu rendimento. CCleaner limpa os arquivos temporários e o SmartDefrag desfragmenta seu disco com eficiência, se preferir o Glary Utilities faz ambas as tarefas e ainda possui uma versão portátil.

Outra dica é desinstalar todos os programas que você não necessit, principalmente os de versão Trial que já expiraram. CCleaner e Glary Utilities também fazem isso, mas o Revo Uninstaler é um ótimo programa dedicado a desinstalação de programas.

Hora de otimizar o sistema.Quanto menos programas forem iniciados junto do Windows, mais rapidamente a máquina será iniciada. Portanto, desabilite a inicialização automática de tudo que não julgar essencial com o Startup Protector. Se preferir, o CCleaner e o Glary Utilities mais uma vez são capazes de realizar essa ação.

Caso você não esteja com muita pressa, melhor é evitar o uso de muitos programas ao mesmo tempo em seu notebook. Abrir vários aplicativos simultâneos pode acabar tomando ainda mais tempo do usuário e a sobrecarga do processador resulta em um grande consumo de energia.

Se você utiliza o Windows Vista e o desempenho do seu notebook continua não atendendo suas necessidades mesmo com as dicas anteriores, considere trocar seu sistema operacional pelo Windows XP. De um modo geral, este obtém um melhor rendimento de aparelhos com hardware limitado.

A navegação na internet também pode ser comprometida pelos monitores de tamanho reduzido de alguns portáteis. Utilizando o Mozilla Firefox, pressione a tecla F11 para maximizar a área de navegação, dica ideal ao explorar um mapa pela rede ou visitando um site de imagens. Para retornar, pressione novamente a tecla.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!