O que virá no Service Pack 2 do Windows Vista

2 min de leitura
Imagem de: O que virá no Service Pack 2 do Windows Vista

Certamente o Windows Vista marca a maior parte dos usuários, que argumentam contra o sistema, se queixando do mau funcionamento, da queda brusca de desempenho e dos inúmeros bugs. Ao mesmo tempo há aqueles que lutam a favor, comentando da alta compatibilidade e acessibilidade, além do bonito visual.

Mesmo assim, a Microsoft decidiu lançar um novo sistema operacional: o Windows 7, que não tem data de lançamento definida ainda. Mas, como já é de costume, a empresa sempre disponibiliza vários Service Packs para os seus sistemas operacionais, aprimorando o Windows em vários sentidos, principalmente instalando novas ferramentas e corrigindo bugs.

Apesar de parecer um pouco enrolado o lançamento do Service Pack 2 para o Windows Vista, a Microsoft ainda o tem  na lista de previsões para esse ano. Na verdade, há esperanças de que o seu lançamento seja feito até o final desse mês. E você já sabe quais diferenças ele fará para o seu sistema? Confira.

As melhorias com o Service Pack 2


Dessa vez a Microsoft definitivamente ouviu os usuários e testadores de seu sistema operacional, visando realmente melhorar o Windows Vista. Foram examinados cuidadosamente os relatórios de erros gerados e, com base nisso tudo, os desenvolvedores elaboraram vários fixes (consertos) nesse segundo Service Pack.

Melhorias de desempenho e aplicativos

A famigerada Barra lateral.Entre os principais elementos, o mais reclamado foi o desempenho e a funcionalidade. O sistema consome demais os recursos do computador, mas não apresenta ao usuário o resultado esperado. Por isso, a Microsoft promete uma melhoria no desempenho ao executar processos e, principalmente, no uso da Barra Lateral — ela consome bastante do seu PC. O RSS da Barra Lateral também teve várias melhorias.

Quanto à compatibilidade, os aplicativos que funcionam no Windows Vista continuarão funcionando após o Service Pack 2. Isso já não se aplica aos drivers, que podem ter problema de incompatibilidade depois — mas o programa de instalação avisa isso antes de continuar instalando o pacote.

Vários usuários fizeram queixas contra o Windows Media Player, alegando problemas com DRM nas atualizações — isso agora é consertado. Visando mais agilidade nas buscas, o sistema contará agora com o Windows Search 4, com performance de indexação muito melhor e utilização de relevância nas buscas.

Uma nova ferramenta é a Service Pack Clean Up Tool, para realizar limpezas no sistema e retirar “restos” deixados pelos Service Pack 1 e 2, como atualizações antigas, arquivos de instalação e de backup.

Logo do Blu-Ray.Suporte de componentes

O Bluetooth funciona com suporte nativo do sistema, e é possível realizar gravação de discos Blu-Ray diretamente pelo próprio Windows, sem precisar de programas de terceiros. Agora também há suporte aos processadores de 64 Bits da VIA.


Conectividade Wi-Fi

Em relação à conectividade, o Service Pack 2 traz agora um pacote para conexões Wireless (sem fio). É o Windows Connect Now (WCN), para configuração de conexões Wi-Fi. Junto há o reparo de um bug que irritava muitos usuários, que era a falha na recuperação da conexão após a hibernação do computador, que obrigava o usuário a reiniciar o sistema.

Wi-Fi mais estável.

Não é possível dizer que há, de fato, uma diferença monstruosa no desempenho do sistema ao instalar o novo Service Pack. Entretanto, é possível ver que a compatibilidade com hardwares tem uma leve melhoria e os problemas em relação ao Wi-Fi diminuem. Conclusão: melhorias bruscas somente com o Windows 7. Mas, se você quiser testar, já existe a versão RC (candidato a lançamento) do Service Pack 2 aqui no Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.