Problemas com o áudio ao voltar para o XP? Veja como corrigir

1 min de leitura
Imagem de: Problemas com o áudio ao voltar para o XP? Veja como corrigir

Enquanto o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, não for lançado oficialmente, os computadores novos continuaram vindo com o Windows Vista pré-instalado. Para muitos usuários, isso não é problema nenhum, mas ainda é grande o número de pessoas que não gostam do sucessor do XP.

Ao comprar um computador novo, a primeira coisa que muitos fazem é o downgrade para o Windows XP. Mas, só depois de realizarem o procedimento é que descobrem que a tarefa pode não ser assim tão simples. Um dos problemas mais comuns enfrentado é a incompatibilidade entre os drivers e o sistema operacional.

Em geral, problemas assim são mais comuns acontecerem com drivers das placas de vídeo e som. Confira abaixo algumas dicas de como solucionar problemas com o áudio do seu computador após o downgrade.

Socorro! E agora?

Calma, nada de desespero. Para resolver qualquer problema, a primeira coisa que você deve saber é a marca e o modelo da placa responsável pelo áudio do seu computador. Uma das maneiras de obter esses dados é acessando o “Gerenciador de Dispositivos” do sistema antes de formatar a máquina.

Veja quais componentes estão presentes no computador

Mas não entre em pânico caso você não tenha anotado nada, existem excelentes programas, gratuitos, que fazem uma análise completa do seu computador, exibindo uma lista com todos os componentes presentes na máquina. Algumas opções de aplicativos são o PC Wizard, CPU-Z e o SiSoftware Sandra Lite, além de muitos outros que você encontra na seção Diagnóstico de Hardware do site.

Onde encontrar os drivers

O melhor lugar para encontrar os drivers da placa é no site do próprio fabricante. Mas, com o lançamento do Windows Vista, muitos sites tiraram do ar a versão do driver compatível com o Windows XP. Bom, a melhor solução então é pesquisar em sites de busca e fóruns pelo modelo e marca da placa.

Importante: Fique atento se o arquivo que você está baixando é, realmente, a versão para o Não fique com dúvidasWindows XP.

Software baixado, e agora?

Agora é só você instalar o driver, reiniciar o computador e aproveitar. Caso não funcione logo de primeira, tente deletar o dispositivos do “Gerenciador de Dispositivos”, reiniciar novamente a máquina, esperar o sistema reconhecer o novo hardware para só então instalar o driver.

Não tem segredo, é só ter um pouco de paciência. Espero que tenham gostado. Se algum usuário teve alguma experiência, seja ela boa ou ruim, ao fazer o downgrade, não deixe de compartilhar. Até a próxima pessoal!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.