Google Cast para áudio faz sua estreia com o LG Music Flow

1 min de leitura
Imagem de: Google Cast para áudio faz sua estreia com o LG Music Flow

Anunciado no início de 2015, o sistema de transmissão Google Cast para áudio finalmente fez sua estreia com o lançamento das caixas de som LG Music Flow. Criado para competir com o Air Play da Apple, o sistema permite realizar o pareamento de dispositivos através de redes WiFi mediante o toque em um único botão.

As vantagens de usar uma rede sem fio são várias: além de permitir o a conexão de diversos dispositivos à mesma saída de som, a solução garante uma maior qualidade de áudio do que a proporcionada pela tecnologia Bluetooth. Além disso, não é preciso passar por qualquer processo de pareamento, o que agiliza realizar as ações que você realmente deseja.

O Cast para áudio é baseado na mesma tecnologia presente no Chromecast, só deixando de lado suas capacidades de transmissão de vídeos. Além da LG, empresas como Sony e Denon já anunciaram seu suporte ao formato e devem lançar produtos compatíveis em breve. Do ponto de vista do software, qualquer app compatível com o Chromecast pode usar a novidade — o que inclui tanto programas disponíveis para Android quanto aqueles encontrados no iOS.

Tecnologia promissora

A linha Music Flow conta com três modelos de caixas de som e diversas opções de soundbars, com preços que variam entre US$ 179 e US$ 999 dependendo de suas características. Além do Google Cast, elas suportam o sistema Spotify Connect, o que significa que elas são compatíveis com a maioria dos aplicativos de áudio da atualidade — também é possível realizar o pareamento por Bluetooth caso isso se mostre necessário (facilitado pela conectividade NFC).

Os produtos acompanham um app proprietário para iOS e Android usado para configurá-los através de uma rede WiFi nos modos estéreo ou surround. Segundo o The Verge, o sistema funciona bem contanto que os dispositivos usados estejam no mesmo ambiente, apresentando alguns problemas caso você deseje usar uma série de roteadores domésticos para conectá-los.

“As primeiras caixas de som com o suporte ao Cast são promissoras, mas se o serviço realmente vai ganhar tração, é preciso muito mais opções”, afirma o redator Dan Seifert. A situação é a mesma que impediu que o Air Play realmente estourasse: apesar da maior qualidade proporcionada, a adoção do padrão Bluetooth é tão grande que isso impediu que qualquer outro padrão concorrente se estabelecesse de maneira ampla.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.