Termos que apresentam resultados perigosos em buscas na internet

2 min de leitura
Imagem de: Termos que apresentam resultados perigosos em buscas na internet

Alguns vírus e pragas podem causar danos realmente ruins em um computador. Após uma limpeza na máquina devido a uma infecção em um computador doméstico, que possui proteções e você sabe exatamente que tipo de arquivos e documentos foram abertos, não é incomum questionar a origem do programa malicioso que ali havia se instalado.

Assim como os antivírus tem se aperfeiçoado à medida que o tempo passa, infelizmente as pessoas responsáveis por programas maliciosos também têm mudado seus artifícios para atingir outros computadores. Antes eles procuravam apenas determinados tipos de arquivos com possibilidade de download para ocultar pragas virtuais, mas agora, eles têm diversificado os termos chave para que dessa forma possam atingir uma maior quantidade de usuários de diferentes segmentos.

Como assim?

Tome cuidados com páginas pouco confiáveisUm bom lugar para se esconder um programa malicioso é dentro de um aplicativo que tenha grandes chances de ser largamente baixado ou aberto por diferentes usuários. Seguindo esta linha de raciocínio, sempre que determinados termos são procurados na internet, esta busca será feita com o intuito de efetuar um download logo que o termo seja encontrado.

Certamente, quem procura por “música gratuita” tem intenção de armazenar este conteúdo em seu computador. Da mesma forma todos sempre verificam informações de acidentes ou catástrofes naturais de algum lugar bem como notícias, fotos e todo tipo de informação sobre celebridades sempre atrai uma grande quantidade de público. No caso do Brasil, material sobre futebol também tem grandes chances de atingir uma boa fatia dos usuários da internet.

Como estes conteúdos com frequência são buscados pelos usuários por palavras chave, estes termos representam um grande potencial para serem utilizados como fonte dos mais variados tipos de ameaças.

Vários tipos?

No caso dos termos procurados para efetuar um download, o que pode acontecer com maior frequência é conter vírus, trojans, worms, spywares, etc. anexados juntamente com o conteúdo buscado. Com relação a termos que levam a uma página com informações (como notícias de futebol ou sobre uma celebridade), você pode acabar sendo redirecionado para sites inseguros que contenham exploits de navegador, links que não sejam confiáveis ou material de download contaminado.

Em alguns casos, estas páginas podem solicitar cadastro com seu email verdadeiro para que dessa forma possam enviá-lo os mais variados tipos de spam e emails com conteúdo malicioso. Em uma consequência mais séria, uma página de cadastro falsa também pode recolher seus dados para outras práticas (o famoso “phishing”).

Certo, quais são estes termos?

No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela McAfee, os termos que quando buscados (em média) retornaram o maior número de conteúdos maliciosos nos resultados, estão dispostos como no gráfico abaixo.

Os termos mais perigosos de busca na internet

Mas são coisas comuns!!! Como eu me protejo disso?

As dicas são basicamente as mesmas de sempre. É fundamental manter sempre um antivírus instalado e atualizado em seu computador e fazer varreduras constantemente na máquina. Evite abrir anexos recebidos no email de pessoas que não conhece e mantenha o filtro de segurança de seu navegador sempre ativo, da mesma forma, é bom navegar por lugares seguros e evitar páginas de procedência duvidosa. Estes tipos de cuidado nunca são exagerados e certamente vão ajudá-lo na prevenção contra as ameaças do mundo virtual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.