Snapchat: teriam vazado 13 GB de imagens devido ao uso do app Snapsave

2 min de leitura
Imagem de: Snapchat: teriam vazado 13 GB de imagens devido ao uso do app Snapsave

Conforme noticiado pelo site Business Insider, teriam vazado aproximadamente 13 GB de imagens veiculadas pelo Snapchat (entre elas diversas fotos íntimas) que eram mantidas em cache. O serviço de compartilhamento de fotografias, mensagens e vídeos alega não ter sido a fonte do vazamento e os indícios apontam que a culpa seria de um aplicativo de terceiro que se integra a ele.

Os primeiros rumores sobre o roubo desse conteúdo surgiram no fórum 4Chan, onde os usuários tem chamado o ocorrido de “The Snappening” — em uma clara alusão ao escândalo que ficou conhecido como "The Fappening", o qual foi marcado pela veiculação de imagens comprometedoras de celebridades conseguidas a partir de uma brecha de segurança no iCloud.

Segundo relatos nesse site de discussões, algumas pessoas já teriam baixado todos os arquivos e estariam criando um banco de dados pesquisável, permitindo que qualquer pessoa possa procurar as imagens roubadas com base em nomes de usuários do Snapchat. Apesar disso, até o presente momento, a ferramenta nem o acervo de imagens foram propagados pela internet.

Não tenho nada a ver com isso...

“Nós podemos confirmar que servidores do Snapchat não foram invadidos e não foram as fontes desse vazamento”, afirmou um porta-voz da empresa em um comunicado oficial à imprensa.

“Os Snapchatters foram vitimados pelo uso de aplicativos de terceiros para enviar e receber Snaps, uma prática que é expressamente proibida pelos nossos Termos de Uso exatamente porque isso compromete a segurança dos nossos usuários”, complementou o representante. “Nós monitoramos com rigor a App Store e a Google Play para identificar apps ilegais e tivemos sucesso em remover vários deles”, finalizou a nota.

Nem eu

De acordo com outro boato, como relata o Engadget, o vazamento englobaria cerca de 200 mil fotos e teria como origem o Snapsave — app disponível para Android e iOS que salva automaticamente as imagens e vídeos exibidos pelo Snapchat, sendo que esses conteúdos deveriam ser imediatamente eliminados após a visualização do destinatário.

Ao entrar em contato com esse site, Georgie Casey falou em nome da empresa responsável pelo Snapsave e assegurou que “nosso app não tem nada a ver com isso e nós nunca logamos com nomes de usuários e senhas”. Além disso, ele comentou que o programa não é executado e não tem configurações que sejam mantidas na nuvem.

É válido lembrar que esta não seria a primeira vez que o Snapchat tem problemas de segurança. Em janeiro deste ano, o aplicativo teve seus banco de dados hackeados e mais de 4,6 milhões de usuários tiveram as suas informações expostas, incluindo números de telefone e seus respectivos nomes de login. Caso você queira baixar o aplicativo no seu celular, use os links abaixo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.