Vaso sanitário inteligente é o mais novo alvo de hackers

1 min de leitura
Imagem de: Vaso sanitário inteligente é o mais novo alvo de hackers

(Fonte da imagem: Divulgação/Inax)

Nem mesmo indo ao banheiro você está livre de hackers. De acordo com um aviso publicado pela companhia de segurança Trustwave, os vasos sanitários “inteligentes” Satis, da fabricante japonesa Inax, possuem uma brecha digital grave que dá a qualquer pessoa o controle total sobre o aparelho.

E nem precisa ser um especialista em eletrônica para “invadir” o sistema do vaso sanitário, que pode custar até R$ 10 mil: a conexão entre pessoa e aparelho é feita por um aplicativo mobile que usa sinal Bluetooth – e o PIN padrão de acesso é apenas “0000”. Em outras palavras, qualquer pessoa que esteja perto do Satis e digitar o código antes de você obtém o controle completo do seu assento.

Controlar jatos de água, ar quente, descarga, luzes, alto-falantes, tampa e outras funções estão entre as possibilidades de quem faz o pareamento com o vaso sanitário inteligente. A fabricante já foi notificada várias vezes pela firma de segurança – mas, só agora, com o caso revelado ao público, é que alguma medida deve ser tomada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.