Cuidado! Falsa promoção do Carrefour já infectou 8 milhões

2 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Falsa promoção do Carrefour já infectou 8 milhões

Uma pretensa participação em pesquisa via WhatsApp tem levado muitos usuários de smartphones a ter o aparelho invadido por hackers em todo o Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo PSafe, o novo golpe na praça tem utilizado a marca Carrefour e impactou mais de 8 milhões de pessoas pelo país.

Segundo a companhia, o usuário recebe uma mensagem pedindo a participação em uma pesquisa e oferece a chance ao participante de receber um vale-compra no valor de R$ 500,00 da loja. Ao clicar no link, o usuário acessa uma página maliciosa, cujo resultado é a invasão no aparelho.

Especialistas em segurança da PSafe explicam que esse tipo de golpe tem sido cada vez mais frequente por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers e alcançar alta disseminação, já que muitas pessoas têm o hábito de divulgar promoções para seus conhecidos sem checar se são verídicas ou não. Além disso, os hackers se aproveitam da popularidade de grandes marcas para atrair um maior número de vítimas.

Passo a passo do golpe;

  • O primeiro passo é a disseminação da falsa promoção entre grupos e contatos de WhatsApp, com um link que redireciona o usuário para uma página com informações falsas do Carrefour.
  • Em seguida, a vítima é convidada a responder quatro perguntas, como “Você é um cliente habitual?”, “Você já resgatou cupons de desconto no Carrefour?”, entre outras.
  • O usuário é induzido a compartilhar a falsa pesquisa com 10 amigos via WhatsApp, com a promessa de receber um voucher de R$ 500 para compras na loja.
  • Na quarta e última etapa, a vítima é direcionada para o preenchimento de um cadastro. Ao compartilhar e incluir os dados, ela pode ter seus dados expostos, ser cadastrado em serviços pagos de SMS, baixar um aplicativo malicioso e ter prejuízo financeiro.

A PSafe também listou orientações importantes para evitar cair em golpes online:

 Desconfie de promoções exageradas

Quando a promoção não for anunciada nos canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie.

 Tenha um antivírus instalado

O antivírus no celular funciona como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos e impedir que os hackers tenham acesso ao seu aparelho.

 Foi afetado? Evite o prejuízo

Caso o usuário ainda não possua um antivírus instalado no celular e tenha caído no golpe, deve desinstalar o app malicioso, baixar um antivírus e fazer uma varredura. Caso tenha sido cadastrado em algum programa pago de SMS, deve entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento do falso serviço.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.