Comandos básicos do Linux

3 min de leitura
Imagem de: Comandos básicos do Linux

Neste artigo serão abordados e exemplificados os principais comandos de modo de texto utilizados no Linux. Se você deseja começar a utilizar Linux, ou se já é usuário do sistema, é interessante saber estes comandos para que, em caso de necessidade, não passe por apuros.

Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos (ou quase todos) baseados em interface gráfica, com o uso de janelas e do mouse. Isso faz com que a interação com o usuário seja fácil e rápida, pois é algo visual. O que faz com que mesmo no primeiro contato com um computador, a pessoa já consiga usá-lo sem grandes problemas.

No Linux, raras vezes pode ser que você precise utilizar o sistema em modo texto. Não apenas por necessidade, existem tarefas que podem ser realizadas de modo mais rápido e eficiente quando em modo texto.

Por exemplo, se você desejasse realizar alguma tarefa (copiar, mover ou excluir) com arquivos que possuíssem mesmo nome ou formato, no modo gráfico você seria obrigado a fazer uma busca dos arquivos, ou ainda, teria que encontrar um por um. No modo texto, é possível utilizar filtros para que a tarefa seja executada de forma mais ágil.

Conhecendo o Terminal


Os comandos de linha de texto do Linux são digitados no terminal. No Ubuntu, ele pode ser acessado através do menu Aplicativos > Acessórios > Consola. Também é possível acessá-lo após pressionar ALT+F2 e digitar Terminal.

Comandos Básicos do Linux


Manipulação de Arquivos e Diretórios


cd

O comando “cd” serve para acessar e mudar de diretório corrente. Ele é utilizado para a navegação entre as pastas do computador.
Exemplo: cd /home/baixaki/Desktop – Acessa a pasta correspondente à área de trabalho do usuário baixaki.

pwd

Exibe a pasta atual na qual o usuário se encontra.
Exemplo: Se o usuário baixaki digitar cd ~/ e em seguida digitar pwd, o retorno será /home/baixaki .

ls

Exibe os arquivos que estão dentro da pasta na qual o usuário está no momento.
Para usá-lo basta digitar ls. Existem variações, tais como ls -l, com a qual é possível obter informações mais detalhadas sobre os arquivos, como permissões e tamanho.

cp

Copia arquivos – o famoso CTRL+C + CTRL+V. Exemplo:
$ cp Exemplo.doc /home/baixaki/Trabalho/EXEMPLO.doc  - O arquivo EXEMPLO.doc foi copiado para a pasta /home/baixaki/Trabalho com o mesmo nome.

mv

O comando "mv" tem a função de mover arquivos. A utilização dele é praticamente igual  a do comando cp. Exemplo:
$ mv MV.txt /home/baixaki/Trabalho/MV.txt  - O arquivo MV.txt foi movido para a pasta /home/baixaki/Trabalho com o mesmo nome.
$ mv MV.txt  VM.txt – O arquivo MV.txt continuou onde estava, porém, agora possui o nome de VM.txt.

rm

O "rm" tem a função de remover arquivos. Tome cuidado ao utilizá-lo, pois caso você remova algum arquivo por engano, o erro será irreversível.
Exemplo: rm /home/baixaki/Arquivo.txt – O arquivo Arquivo.txt localizado na pasta /home/baixaki foi deletado.

rmdir

Este comando tem a função de  remover diretórios vazios. Exemplo: rmdir TESTE – Neste exemplo, o diretório vazio TESTE foi removido do local onde o usuário se encontrava.

Também é possível remover diretórios através de uma variação do comando rm: rm -r. Neste caso, o comando rm -r TESTE realizaria a mesma tarefa, porém, o diretório não precisa estar vazio.

mkdir


Enquanto o rmdir remove, este comando cria diretórios.
Exemplo: mkdir DIRETORIO – A pasta DIRETORIO foi criada no local onde o usuário se encontrava.

Outros Comandos

cat

O "cat" exibe o que há dentro de determinado arquivo. Ele é útil quando deseja ler ou exibir um arquivo de texto.
Exemplo: cat TEXTO.txt – Exibe o conteúdo do arquivo TEXTO.txt

file

Este comando informa qual é o tipo de arquivo que foi digitado como parâmetro.
Exemplo: file TEXTO.txt – Retorna a informação que é um arquivo de texto.

clear

O "clear" serve para limpar a tela do terminal. O mesmo ocorre quando se pressiona CTRL+L.

man

O comando "man" exibe a função de determinado comando. Ele é muito útil quando não se sabe o que um comando faz, ou quando se pretende aprender mais sobre a sua utilização. Aconselha-se a leitura do manual sempre que houver dúvidas.

Exemplo: man ls – Exibe o que faz o comando ls e quais são suas variações.
man man – Exibe o que o comando man faz.
Para sair do man pressione o tecla “q”.

Por padrão, o man vem configurado para o inglês. No Ubuntu, você pode deixá-lo em português através do comando  $ sudo apt-get install manpages-pt manpages-pt-dev , porém alguns comando continuarão em inglês.

Estes são alguns dos principais comandos existentes no sistema Linux. Eles são ferramentas poderosas que podem auxiliar na realização de tarefas, simplificando-as e tornando a execução mais ágil. Contudo, há muito mais, portanto, quanto mais você conhecer, maior será sua produtividade com o Linux.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.