Como usar o Ctrl+V no Prompt de Comando

Quer copiar algo para a janela de comando do seu computador sem precisar usar um caminho longo? Siga os passos deste rápido tutorial e não tenha mais problemas com isso.
  • Visualizações7.972 visualizações
Por Ana Nemes em 6 de Janeiro de 2012

Um dos maiores incômodos de se trabalhar usando a janela de comando do Windows é o fato de o atalho Ctrl+V não funcionar ali, sendo preciso usar o mouse para acessar essa opção no menu principal, em Editar > Colar.

Apesar de ser possível fazer isso usando o teclado, com o atalho Alt+Space e as setas direcionais, esse método não é muito prático, já que a maior parte das pessoas que usa computador está muito acostumada com a combinação normal, o famoso Ctrl+V. Será que é possível fazer isso de outra forma? A resposta é sim, é possível.

Para que você possa usar o atalho Ctrl+V normalmente no Prompt de Comando do Windows, é preciso somente instalar o programa AutoHotkey e criar um script simples. Não sabe como fazer isso? Então siga os passos deste tutorial!

Como usar o Ctrl+V no Prompt de ComandoCole o código na janela de edição do AutoHotkey para criar o script. (Fonte da imagem: Baixaki)

Primeiramente é preciso instalar o AutoHotkey no seu computador, e isso é rápido e seguro. Vá em "File" e clique em "Edit Script" para criar o atalho. É aberta então uma janela do Bloco de Notas e você pode apagar o que está escrito, colar (ou escrever) o seu script ali e salvar para executar quando for necessário. Para esse caso, cole no AutoHotkey o código a seguir:

#IfWinActive ahk_class ConsoleWindowClass
^V::
SendInput {Raw}%clipboard%
return
#IfWinActive

Salve o arquivo em algum lugar de fácil acesso e então pode fechar o programa. Da próxima vez que você for usar a janela de comando, abra o arquivo salvo (ele aparece na área de notificação apenas) e pronto, a mágica está feita. Tudo o que você copiar de outros locais pode ser colado no Prompt.

Como usar o Ctrl+V no Prompt de ComandoO atalho Ctrl+V funciona no Prompt com o uso deste script. (Fonte da imagem: Baixaki)

Note que as possibilidades de texto na janela de comando do Windows são bem limitadas, então é natural que esse script seja limitado também. Pode ser que ocorram problemas com quebras de linha, mas em geral esse código pode ser de grande ajuda.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!