ASUS se alia a AdBlock Plus e vai incluir recurso em seus futuros celulares

1 min de leitura
Imagem de: ASUS se alia a AdBlock Plus e vai incluir recurso em seus futuros celulares
Imagem: Lifehacker

Quem já frequenta a internet há algum tempo deve ter percebido que grande parte dos sites, dos mais variados portes e assuntos, costuma exibir anúncios em suas páginas – em maior ou menor quantidade. Embora fique claro que essa estratégia serve para manter esses portais funcionando, não dá para negar que, ocasionalmente, isso irrita os internautas. Ao que parece, a ASUS decidiu tomar o lado dos consumidores e incluir de fábrica um sistema de bloqueio de propagandas em seus dispositivos mobile.

Recentemente, a fabricante anunciou que tinha firmado uma parceria com a desenvolvedora da famosa extensão para navegadores AdBlock Plus. Tempos depois do acordo, fica mais clara a estratégia da taiwanesa para o futuro, já que o plugin deve vir instalado por padrão no browser nativo da Zen UI nos futuros smartphones da marca. Aparentemente, não se trata dos típicos rumores que infestam a indústria, já que Till Faida, fundador e CEO da AdBlock Plus, veio a público para falar sobre o assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Estamos extremamente felizes em colaborar com a ASUS, a primeira fabricante de hardware a integrar o bloqueio de anúncios em seus dispositivos mobile. Isso é mais um clamor pela inovação no mercado de publicidade – um clamor que fica mais alto a cada dia”, explicou o executivo em sua entrevista ao site Ubergizmo. O recurso parece ser mesmo uma tendência, já que até a Apple demorou um pouco, mas se rendeu aos caprichos dos clientes e incluiu uma ferramenta semelhante à extensão em seu iOS 9.

Como garantir o leite das crianças?

Ainda assim, esse é um assunto controverso, já que se estima que funcionalidades desse tipo foram responsáveis por fazer companhia voltadas para a internet perderem cerca de US$ 21,8 bilhões – valor em torno de R$ 86,4 bilhões – com os anúncios teoricamente não exibidos, isso apenas em 2015. Isso coloca em xeque se os adblockers deveriam remover apenas conteúdo intrusivo ou detonar qualquer aparição dos banners, que é o que acontece na maioria dos casos.

Fica a dúvida se outras companhias vão seguir os passos da ASUS e obrigar os sites a serem mais criativos para arrecadarem fundos e se manterem vivos ou se a prática de pagar uma taxa para exibir anúncios vai se popularizar por baixo dos panos.

Você costuma usar algum utilitário para bloquear anúncios no PC ou no celular? Comente no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.