Por dentro da ASUS: conheça alguns laboratórios de teste da empresa [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Por dentro da ASUS: conheça alguns laboratórios de teste da empresa [vídeo]

No mês de junho, o TecMundo esteve presente na Computex, a maior feira de eletrônicos da Ásia, que acontece todos os anos na cidade de Taipei, em Taiwan. O evento conta com a participação de centenas de empresas de diversas partes do mundo, exibindo as últimas novidades de hardware e software para o público.

Além das novidades da feira, tivemos a oportunidade de conhecer também alguns dos laboratórios de testes da ASUS. Não é permitido filmar em todas as áreas da empresa, mas a companhia liberou a filmagem em algumas das áreas, o que já é suficiente para termos uma ideia de como as coisas funcionam por lá. Vale conferir também esse post, de 2012, quando conhecemos outras partes da sede principal da empresa.

Testes para garantir qualidade final

Antes de os produtos chegarem às lojas, são feitos uma série de testes para identificar sua durabilidade e corrigir possíveis falhas. No laboratório de impacto, por exemplo, há uma máquina que simula as vibrações do produto dentro da caixa. A ideia é evitar que trepidações durante o transporte possam prejudicar os componentes do aparelho.

A durabilidade dos produtos também é colocada à prova. Os botões dos celulares são testados para se descobrir quantos cliques eles aguentam antes de apresentar algum tipo de problema. Testes de queda, como os realizados em um Zenfone, indicam qual é a resistência do aparelho. Caso algum aparelho projetado pela empresa seja reprovado no teste, ele volta para a mesa de design, até que se possa atingir o nível de qualidade desejado.

Notebooks têm as suas dobradiças testadas para evitar que se desgastem com muita facilidade. Da mesma forma, a tela dos aparelhos é submetida testes de pressão e riscos. Até mesmo as CPUs são submetidas a testes de vibração. Com isso é possível verificar se componentes internos podem se danificar com o passar do tempo.

Em todas as ocasiões, caso um aparelho não seja aprovado nos testes, ele nem chega a ir para as lojas. A ideia da empresa é garantir um padrão elevado de qualidade, oferecendo produtos com uma vida útil maior e mais resistentes a possíveis problemas que possam aparecer no dia a dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.