Por que a ASUS, e as outras fabricantes, demoram para atualizar o Android

3 min de leitura
Imagem de: Por que a ASUS, e as outras fabricantes, demoram para atualizar o Android

O chefe de marketing da ASUS para a América do Sul, Marcel Campos, explicou durante o ASUS OnBoard3, no último fim de semana, por que a empresa demora tanto para atualizar o Android em seus aparelhos na comparação com o lançamento oficial do sistema operacional feito pela Google. De acordo com Campos, o problema está basicamente no fato de a empresa não conseguir aproveitar praticamente nada do código da versão anterior na hora de fazer a atualização de um aparelho.

Quando o procedimento é apressado, as coisas nem sempre vão bem

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Toda vez que você sai de um flavour do Android para outro, você tem que refazer tudo do zero. Você não reaproveita. O código todo tem que ser feito de novo”, argumentou Campos. O chefe de marketing da fabricante comentou que esse processo é demorado e que o software precisa ser testado antes de ir para as mãos dos consumidores. Quando o procedimento é apressado, as coisas nem sempre vão bem.

“Quando a gente lança rápido por pressão do mercado, acaba indo com um bug ou outro, e a gente tem que ficar arrumando depois. Isso porque são várias equipes trabalhando em várias coisas diferentes no sistema”, disse.

Não dá para agilizar?

Se esse é o problema da ASUS, o de ter que refazer todo o código do sistema para poder lançar a atualização de um smartphone, porque a companhia não trabalha mais de perto com a Google para se preparar com mais agilidade para essas atualizações?

Ao que parece, a forma como a Google se relaciona com as suas parceiras não é tão próxima quanto poderia ser. A criadora do Robô simplesmente publica o software original no seu site junto com algumas instruções e deixa que todo mundo lute para adaptá-lo aos seus hardwares. Fora isso, a ASUS e as outras companhias precisam entrar em contato com centenas de fornecedores para ter todos os novos drivers para cada componente do aparelho sempre que precisam trabalhar em uma atualização.

A forma como a Google trabalha com seu sistema operacional é muito diferente do que a Microsoft faz com o Windows

“A forma como a Google trabalha com seu sistema operacional é muito diferente do que a Microsoft faz com o Windows, por exemplo. A Microsoft joga o Windows no mercado e garante que toda a base instalada recebe o mesmo software e que ele funciona. Ela garante que os drivers vão funcionar [...], e quando não funcionam, as pessoas ligam para o atendimento da Microsoft. Ela toma conta do sistema operacional, não joga no colo do fabricante. Quando chega no mundo dos smartphones, a Google lança o software e não avisa ninguém. Do nada, troca um email, manda um tweet e é isso”, explicou Campos.

Em essência, o executivo da ASUS afirma que a empresa não consegue lançar atualizações mais rapidamente porque a abordagem da Google com o software não propicia isso. As fabricantes de smartphones precisam entender um novo SO complexo e, em alguns meses, fazer todo tipo de personalização necessária para, só então, formatá-lo de acordo com cada smartphone que possuem em seus catálogos.

Marcel Campos, da ASUS, é o segundo da direita para a esquerda.

“A Microsoft fazia evento, preparava desenvolvedores, fazia treino, adaptação”, relembrou Marcel Campos se referindo à época em que trabalhava no segmento de PCs. Dessa forma, o tempo que as empresas têm para atualizar o Android em seus aparelhos começa a contar a partir da data que a Google lança publicamente a nova versão do sistema operacional. Fora isso, empresas que ainda trabalham com personalizações pesadas na interface (como a própria ASUS) precisam de mais tempo terminar seu software.

Beta e Developer Preview

Marcel Campos também comentou que as empresas do setor não trabalham com as versões beta ou developer preview do Android, o que o consumidor poderia entender como uma forma de adiantar as atualizações. Caso elas fizessem isso, jogariam muito de seu trabalho fora quando a versão final fosse divulgada, já que a Google faz suas mudanças de forma independente, só as comunicando quando estão prontas. Com isso, para não “meter o carro na frente dos bois”, as fabricantes acabam esperando o lançamento final.

Dessa maneira, é possível entender como a Microsoft sempre tem produtos novos de suas fabricantes parceiras para lançar junto com um novo Windows, ao passo que o Android mais novo demora muito tempo para chegar aos celulares dos usuários. Outra diferença que deve ser notada, entretanto, é que a Microsoft cobra pelo seu SO. A Google oferece de graça, já que se trata de um software aberto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.