Review: placa-mãe ASUS Z170 Deluxe

8 min de leitura
Imagem de: Review: placa-mãe ASUS Z170 Deluxe

A gente já conhece a ASUS por sua fama com a série de placas Republic of Gamers e sabe que a marca sempre aposta em inovação em outras famílias de produtos.

Uma das mais cobiçadas é a linha Deluxe, que conta com tecnologias mais recentes e design de primeira, mas até agora não havíamos recebido nenhum produto desse tipo em nosso laboratório.

Felizmente, esse dia chegou, e pudemos conferir de perto todo o capricho da fabricante no desenvolvimento de uma das placas mais bonitas do segmento.

A ASUS Z170 Deluxe é uma placa-mãe de última geração focada nos consumidores que buscam o máximo em performance e recursos avançados, sem deixar a questão visual de lado.

Tal qual modelos concorrentes, este produto já conta com suporte para a sexta geração de processadores Intel Core (da linha Skylake), o novo padrão USB (3.1 com conexão Type-C), espaço para múltiplas placas de vídeo, componentes da mais alta qualidade e um design de deixar qualquer um de queixo caído. Vamos conferir os detalhes.

Especificações

Design avassalador!

Nós já testamos dezenas de placas em nosso laboratório, mas poucas apresentavam características visuais tão marcantes como a Z170 Deluxe. Nesse sentido, esta placa da ASUS ganha destaque em relação aos demais modelos, sendo uma grande concorrente para Z170X-Gaming G1 da Gigabyte.

O capricho que a ASUS teve é algo que merece ser enfatizado, uma vez que o projeto em questão se mostra robusto e muito moderno. É perfeitamente cabível colocar esta placa-mãe no segmento premium, já que ela conta com componentes de alta qualidade e características visuais diferenciadas.

Várias áreas da placa são encobertas por peças plásticas que tanto garantem a proteção dos componentes eletrônicos quanto colaboram na composição visual do dispositivo. O painel traseiro e os respectivos circuitos, que mantêm o funcionamento desses itens, ficam escondidos sob uma área que traz o nome da série.

Apostando na mescla das cores branca, preta e prata, a ASUS conseguiu harmonizar os elementos de hardware, ao mesmo tempo que fez transparecer luxo e robusteza. O socket para o processador fica em posição de destaque com dissipadores nos arredores que agregam bastante ao visual. Só é importante considerar que, por conta desses componentes, alguns modelos de air cooler podem ser de difícil instalação.

Um diferencial interessante desta placa é o sistema de retroiluminação. Posicionado abaixo do dissipador do chipset, o sistema de luzes da ASUS Z170 Deluxe pode ser personalizado com as mais diferentes cores e efeitos. O espectro RGB pode ser ajustado com efeito de respiro, flash, ciclo de cor, efeito de música e temperatura da CPU. Um verdadeiro espetáculo!

Ainda que os slots PCI-Express não sejam personalizados, conforme já vimos em soluções adotadas por outras fabricantes, eles parecem ser bem revestidos e não devem causar qualquer transtorno ao consumidor. No geral, esta placa se mostra exuberante, sendo ideal para a instalação em gabinetes com janela de acrílico para você a exibir para os amigos.

Chipset Intel Z170 Express

Conforme o nome sugere, o mais recente componente da Intel é um dos destaques desta placa-mãe. O chipset Z170 vem com tecnologias como Intel Turbo Boost 2.0, Intel Rapid Storage e Intel Smart Response, o que garante algumas das melhores novidades para quem busca alto desempenho.

Desenvolvido com processo de litografia de 22 nm, este modelo oferece suporte para até seis portas USB 3.0, seis dispositivos SATA 3.0, componente PCI Express e, claro, overclocking facilitado.

Os melhores processadores da Intel

Assim como a placa Maximus Ranger, a Z170 Deluxe da ASUS é bem versátil e foi projetada para trabalhar tanto com a sexta linha de processadores Intel Core quanto com chips das mais recentes séries Pentium e Celeron.

Os principais modelos compatíveis são os seguintes: Core i7-6700K, Core i7-6700, Core i7-6700T, Core i5-6600K, Core i5-6600, Core i5-6600T, Core i5-6500, Core i5-6500T, Core i5-6400, Core i5-6400T, Core i3-6320, Core i3-6300, Core i3-6300T, Core i3-6100 e Core i3-6100T. Vale consultar o site oficial da fabricante para ver outros produtos compatíveis.

A mais recente série de chips Intel é fabricada com processo de litografia de 14 nm, tem TDP máximo de 91 watts (para os modelos com o sufixo K), traz até 8 MB de memória cache L3 e pode rodar com frequências de até 4 GHz. Tais componentes são preparados para overclocking, o que é facilitado pelas tecnologias da ASUS Z170 Deluxe.

Esta placa-mãe vem com a Turbo Processor Unit (TPU), uma unidade que oferece controle de tensão preciso e monitorização avançada para a CPU. Combinado com o chip dedicado de base-clock (BCLK), este sistema melhora o controle de overclocking do base-clock, garantindo mais estabilidade e resultados eficientes ao jogador.

Armazenamento top de linha

A ASUS caprichou na questão do armazenamento. Com dois controladores SATA, a fabricante conseguiu ampliar o número de portas, de forma que o usuário pode instalar até oito dispositivos de armazenamento e combiná-los em configuração RAID.

Todavia, esta não é a única vantagem desta placa. Compatível com a nova tecnologia SATA Express, a ASUS Z170 Deluxe combina os benefícios do barramento PCI-Express e do padrão SATA, o que na prática significa maior largura de banda.

Além disso, é importante citar que, graças ao Chipset Intel, é possível usar componentes do tipo M.2 x4 Gen3, ideais para quem busca o máximo em velocidade. De acordo com a fabricante, é possível atingir a velocidade de transferência de dados de até 32 Gb/s por conector, já que o dual M.2 garante uma solução avançada de armazenamento.

Memórias DDR4 de alta velocidade

A ASUS Z170 Deluxe é uma placa focada em computadores para jogos, então é bem inteligente que a fabricante tenha apostado em funcionalidades que entregam o melhor desempenho ao consumidor que está montando esse tipo de sistema. Naturalmente, um dos componentes mais importantes para games é a memória RAM.

Como esta placa-mãe já traz o mais recente chipset da Intel, já era de se esperar que ela teria suporte ao mais novo padrão de memória: o DDR4. A Z170 Deluxe conta com quatro slots, sendo capaz de trabalhar com até 64 GB, ou seja, em uma instalação de quatro módulos de 16 GB. Graças ao chipset Intel Z170, os componentes são programados para operar em modo dual-channel, configuração que entrega ainda mais desempenho ao jogador.

A recomendação das fabricantes de hardware, inclusive, é instalar as memórias em pares para obter ainda mais performance. Falando nisso, um dos grandes diferenciais do produto está na possibilidade de utilizar componentes que já vêm com overclock de fábrica.

Para levar a melhor experiência até o jogador que pretende extrair o máximo de sua máquina gamer, a ASUS incluiu o suporte para componentes de altíssimo desempenho. Esta placa-mãe aceita memórias DDR4 com clock de até 3.733 MHz. Simplesmente absurdo! Claro, também é possível usar módulos com frequências menores, a partir dos 2.133 MHz.

SLI e CrossFire

Muitos entusiastas não se contentam com uma configuração dotada de uma única placa de vídeo, motivo pelo qual a ASUS investe em soluções de múltiplos componentes. Em questão de performance gráfica, a empresa preparou esta placa para rodar até três placas de vídeo em conjunto.

A Z170 Deluxe conta com três slots PCI-Express x16 para instalar modelos da NVIDIA em SLI ou AMD em modo CrossFire. É válido salientar que, de acordo com a fabricante, só é possível combinar duas placas GeForce. Para gamers que usam placas AMD, a Z170 Deluxe suporta CrossFireX de três placas. Configurações Quad-GPU só são viáveis com placas de dois chips gráficos.

Pensando em placas de vídeo mais largas, a ASUS preparou este produto para dar suporte a componentes robustos. Obviamente, a combinação de modelos muito grandes talvez seja complicada, mas acreditamos que quase todas as placas devem caber tranquilamente.

Para os gamers que apostam na tecnologia da NVIDIA, a ASUS já envia uma ponte para SLI de duas placas, mas soluções para configuração tripla ficam por conta do consumidor. As placas mais modernas da AMD não precisam desse tipo de recurso, portanto a fabricante não inclui tal acessório na embalagem.

Sistema de áudio excelente

Com o processador de áudio Realtek® ALC1150, a ASUS Z170 Deluxe entrega ao jogador tecnologias de ponta para garantir o melhor esquema sonoro. Com oito canais de áudio de alta definição, este chip oferece reprodução simultânea de 7.1 canais e múltiplas transmissões de sons em estéreo para o painel frontal.

Obviamente, esta placa só entrega tamanha qualidade sonora graças aos componentes que controlam os clocks com precisão e evitam possíveis flutuações de temperatura. Ela usa sistema de isolamento de ruído, o qual remove possíveis interferências e separa os canais de forma que eles entreguem o áudio mais fiel possível.

Assim como outros modelos concorrentes, esta placa da ASUS também conta com capacitores japoneses, os quais entregam áudio de altíssima qualidade. Destacamos ainda o sistema DE-POP relay, que elimina estalos que acontecem quando o sistema é ligado e desligado, bem como quando novos componentes são conectados.

Controlador USB 3.1 e USB Type-C

As novas placas-mãe das mais variadas marcas já estão trazendo o novo padrão USB para o consumidor, e claro que uma versão top como a Z170 Deluxe não estaria completa sem os padrões mais recentes da indústria, por isso a fabricante incluiu o controlador USB 3.1 da ASMedia.

Esta placa-mãe conta com cinco portas USB 3.1 Type-A (que é idêntica às antigas em tamanho e funcionalidade) no painel traseiro, as quais são diferenciadas pela cor verde, e outra USB 3.1 Type-C para os produtos que já são compatíveis com esse tipo de conexão reversível.

Para quem usa múltiplos dispositivos USB, a ASUS exagerou no número de portas, aproveitando o gerenciamento do chipset da Intel. Além das seis portas do controlador ASMedia, o chipset Z170 entrega mais dez portas USB, sendo cinco do padrão 3.0 e mais cinco do padrão 2.0.

Vale a pena?

A ASUS Z170 Deluxe é uma das placas mais impressionantes que já testamos. Equipada com o novo chipset da Intel, ela oferece uma grande variedade de conexões e tecnologias para o jogador. Com várias novidades que visam incrementar a experiência durante os games, ela se saiu muito bem em nossa análise, portanto recomendamos a compra do produto.

Ela traz componentes sólidos e preparados para situações de extremo consumo e desempenho. Vale notar que a placa conta com recursos para melhorar a performance em jogos, incluindo o suporte para memórias com overclock (altíssima capacidade, por sinal), dispositivos de armazenamento mais rápidos, áudio robusto, novos conectores USB e suporte para múltiplas placas de vídeo.

Em nossas pesquisas, encontramos a ASUS Z170 Deluxe com valores próximos aos R$ 2 mil, sendo que algumas lojas chegam a vendê-la por quase R$ 2,5 mil. O valor é bastante competitivo, se pensarmos que estamos tratando de uma placa que fica quase no mesmo nível da Gaming-G1 da GIGABYTE e que traz diferenciais bem interessantes.

Apesar de ter o preço um pouco elevado, por se tratar de uma novidade, e ainda pensando que o dólar está em alta, podemos dizer que esta placa da ASUS é um dos melhores produtos para quem está pensando em montar uma máquina de alto desempenho. Altamente recomendada!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.