Confira a primeira imagem em alta resolução da superfície de Plutão

1 min de leitura
Imagem de: Confira a primeira imagem em alta resolução da superfície de Plutão

Depois de atingir a histórica aproximação de Plutão na última terça-feira (14), a sonda New Horizons registrou e enviou para a NASA a primeira imagem em alta resolução do planeta anão. Ela registra um quadrante pequeno da já famosa foto do astro e não representa nem um por cento de sua superfície.

As primeiras análises realizadas atestam uma superfície relativamente recente pela ausência de crateras. As montanhas também são “novas”, com menos de 100 milhões de anos de formação. São constituídas por uma base rochosa de gelo e cobertas por camadas de nitrogênio, metano e monóxido de carbono. Essas formações montanhosas aparentam ter cerca de 3,4 mil metros de altura e podem ainda estar em fase de crescimento, o que vai contra o que se conhecia até então sobre planetas de gelo.

O curto vídeo a seguir mostra a posição da foto de alta resolução em relação à primeira imagem do pequeno astro revelada pela NASA.

Além disso, novas fotografias dos satélites naturais de Plutão foram reveladas. Das cinco luas, duas foram flagradas pelas câmeras da sonda New Horizon: Charon e Hydra. Charon, a maior delas, pode ser vista com enorme clareza na foto tirada a 467 mil quilômetros de distância.

Depois da região em formato de coração vista no planeta anão ter sido batizada de Tombaugh Regio, em homenagem a Clyde Tombaugh, o "descobridor" de Plutão, a área escura perto do polo norte de Charon tem sido chamada de Mordor pelos cientistas, em alusão à terra negra encontrada no livro "O Senhor dos Anéis".

Já Hydra não aparece com boa resolução, mas podemos ver que possui um formato bastante diferente do que se espera em um satélite. Ela tem cerca de 45 por 30 quilômetros e aparentemente é formada de gelo. Uma imagem com resolução melhor deve ser divulgada pela NASA até o final da semana.

De acordo com os responsáveis pela New Horizons, a sonda já está se distanciando de Plutão, mas adquiriu uma enorme quantidade de informações e imagens que devem ser analisadas e dilvulgadas pela NASA nos próximos 16 meses.

O que você acha que essas imagens podem nos trazer de informações sobre Plutão? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.