Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012

Imagem de: Confira as 10 melhores fotos espaciais de 2012

Não há quem fique indiferente às imagens capturadas por telescópios e observatórios das principais agências espaciais da Terra. Galáxias, planetas, satélites naturais ou simplesmente o céu estrelado visto de uma região muito escura são o suficiente para mostrar uma parte ínfima da vastidão do universo e que, mesmo assim, enche os olhos de quem a observa.

Por isso, nada melhor do que nos deleitarmos com as melhores imagens espaciais capturadas em 2012, de acordo com a National Geographic. Confira as 10 melhores imagens da galeria!

1. Nebulosa de Hélix

Sendo a nebulosa mais próxima da Terra (700 anos-luz), a Hélix ou NGC 7293 fica na constelação de Aquarius e foi amplamente divulgada na internet sob a alcunha de “O olho de Deus”. Esse corpo celeste é um bom exemplo visual do que acontece depois que uma estrela como o nosso Sol morre.

(Fonte da imagem: ESO)

Sob a luz visível, os detalhes menores da Hélix são ocultados por poeira, mas a visão infravermelha do telescópio VISTA, localizado no Observatório Europeu do Sul, consegue driblar esse “obstáculo” e revelar detalhes de filamentos de gás e poeira. Como curiosidade, saiba que o halo dessa nebulosa já se estendeu por uma distância de até 4 anos-luz do núcleo da estrela morta.

2. Rastros de estrelas com auroras

As fotografias de longa exposição e que mostram os rastros de estrelas, também comumente chamados de star trails, são bastante curiosas e comuns na internet. Mas essa imagem deslumbrante, capturadas pelas lentes da câmera de Alex Cherney, vai além e mostra, junto com os rastros, a presença de auroras no horizonte.

(Fonte da imagem: Alex Cherney/TWAN)

Essa foto foi tirada na península Mornington, na Austrália, e publicada originalmente no site The World at Night (TWAN).

3. Dia e noite na mesma foto

Esta é mais uma das incríveis imagens capturadas por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Mas o que torna essa foto especial é o fato de que ela consegue mostrar, ao mesmo tempo, a luz do dia invadindo o lado esquerdo da tela enquanto, à direita, auroras noturnas enfeitam o céu acima do Oceano Índico. No centro da cena, mais uma pérola: uma nave espacial russa Soyuz com uma nave de reabastecimento acoplada a ela.

(Fonte da imagem: NASA)

4. Nebulosa da Vassoura de Bruxa

Essa nebulosa, conhecida como Vassoura de Bruxa ou Dedo de Deus, faz parte da Nebulosa do Véu e foi formada depois de uma supernova que explodiu a milhares de anos atrás. O que faz essa imagem figurar na lista da National Geographic é a dificuldade de capturá-la, já que poucas imagens do espaço profundo conseguem exibir a sensação de forma e estrutura.

(Fonte da imagem: Robert Franke/National Geographic)

A imagem foi capturada pelo astrônomo Robert Franke, dos Estados Unidos, no Royal Observatory.

5. Aurora Ártica

A paisagem de Longyearbyen, na Noruega, fica ainda melhor com a presença de uma aurora boreal nos céus da região. Quem capturou a cena foi o fotógrafo Max Edin, que enviou a foto rapidamente para a National Geographic, dizendo que essa foi, certamente, a aurora mais bonita que ele já presenciou.

(Fonte da imagem: Max Edin/National Geographic)

6. Marte congelado

Como bem disseram os editores da National Geographic, parece que alguém esculpiu as areias marcianas, mas essa fotografia tirada pela sonda Mars Reconnaissance, da NASA, mostra dunas naturais presentes nas regiões polares do Planeta Vermelho.

(Fonte da imagem: NASA)

Já é de se imaginar que as partes brancas da imagem são camadas finas de gelo. Já as manchas escuras são, provavelmente, sedimentos expelidos por gêiseres de dióxido de carbono.

7. Autorretrato espacial

O autorretrato ficou muito popular na internet, desde a época do Fotolog. Porém, não importa o tamanho do bico da duck face de alguém ou qualquer habilidade dispensada para ficar mais natural na frente de um espelho: ninguém conseguirá superar o estilo de Buzz Aldrin neste autorretrato tirado em 1966, durante uma das missões do projeto Gemini, e divulgada recentemente.

(Fonte da imagem: Project Gemini Online Digital Archive)

Essa imagem faz parte dos milhares de digitalizações em alta resolução que irão compor o site do Arquivo Digital Online do Projeto Gemini. Vale a pena lembrar que o astronauta Buzz Aldrin é um dos nomes confirmados para a Campus Party 2013.

8. O elmo de Thor

A 15 mil anos-luz de distância da Terra fica uma nebulosa que faz sucesso em tempos de filme de super-heróis: a NGC 2359, ou o Elmo de Thor, como é mais popularmente conhecida. Localizada na constelação de Cão Maior, ela foi fotografada em maio deste ano pelo Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile.

(Fonte da imagem: Observatório de Cerro Tololo/National Geographic)

A nuvem gigante de gás e poeira assumiu a forma de um elmo com asas por causa da radiação das estrelas muito massivas que estão no interior da nebulosa. Vale a pena observar a imagem por um bom tempo e perceber cada detalhe capturado, além, é claro, do ótimo trabalho de colorização realizado nela.

9. A grandiosidade do Sol

A imagem capturada nesta imagem é impressionante: uma espécie de explosão solar conhecida como ejeção de massa coronária, que emite radiação do sol a uma velocidade de 1,4 mil km/s.

(Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic)

Essa explosão de radiação não colide com a Terra, mas atinge o campo magnético do nosso planeta, produzindo auroras nos céus de determinadas regiões.

10. Tempestade em Saturno

Para finalizar, nada como uma imagem devastadora: uma tempestade enorme no Polo Norte de Saturno, fotografada em novembro de 2012 pela sonda Cassini a uma distância de 400 mil km.

(Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic)

A sonda já havia capturado esse tipo de “ciclone” antes, mas em infravermelho, já que ainda não havia surgido a oportunidade de fotografar o polo norte do planeta iluminado pelo Sol. Essa, portanto, é uma fotografia tirada com a luz visível. Você pode imaginar essa tempestade aqui na Terra?

Essas são apenas as 10 fotos que mais gostamos da seleção realizada pela National Geographic. Para ver quais são as outras imagens, acesse o site da revista.