4 telescópios online para ver o Universo de perto

4 min de leitura
Imagem de: 4 telescópios online para ver o Universo de perto

Conquistar o universo é um desejo do homem desde o começo da sua existência. Depois da corrida espacial, que aconteceu entre os anos de 1957 e 1975, o avanço na exploração do espaço foi grande, e agora qualquer pessoa tem acesso a uma grande quantidade de informações a respeito dos objetos que cercam o nosso pequeno planeta.

Você pode não saber, mas existem diversos telescópios disponíveis para qualquer pessoa utilizar. Por meio deles, é possível obter imagens de diversas áreas e objetos do céu. O melhor de tudo é que você não precisa sair do conforto da sua casa para isso.

Todo o processo para utilização dos chamados telescópios online é realizado pela internet. Por meio dos portais de cada projeto, você escolhe o objeto que deseja visualizar e, algum tempo depois, recebe um email com as imagens tiradas.

Há vários serviços de astronomia online disponíveis. Por isso, o Tecmundo fez uma seleção de alguns deles, mostrando um pouco da estrutura oferecida e como eles funcionam. Confira abaixo.

Foto da Nebulosa do Anel solicitada no Micro-Observatory (Fonte da imagem: Micro-Observatory)

Vale lembrar que...

Apesar de fazerem uso de um sistema online para solicitar e entregar as imagens do céu, os telescópios encontram-se em uma instalação física. Dessa forma, o clima da região influencia diretamente na qualidade das fotos tiradas. Caso o céu esteja encoberto no local, não há como as imagens ficarem boas.

Por isso, pode ser preciso um pouco de paciência para conseguir a imagem do objeto desejado. Uma boa saída para contornar esse problema de clima é solicitar fotos do mesmo objeto em mais de um serviço. Assim, a chance de o telescópio conseguir capturar a área do céu desejada é maior.

Os telescópios online

Bradford Robotic Telescope

Localizado em Tenerife, nas Ilhas Canárias, o Bradford Robotic Telescope conta com um telescópio de 14” (aproximadamente 355 milímetros) de diâmetro para a captura das fotos.

As imagens solicitadas são enviadas em poucos dias para o email cadastrado. Porém, quando o volume de atividades do telescópio é mais intenso, as fotos podem levar até algumas semanas para ser registradas e enviadas para quem as solicitou.

Constelação do Escorpião (Fonte da imagem: Bradford Robotic Telescope)

Uma característica bem interessante do Bradford Robotic Telescope é que você pode visualizar o exterior do observatório por meio de diversas câmeras posicionadas nas instalações. Há também webcams que registram o céu da região durante a noite.

O serviço é totalmente gratuito e é direcionado para quem deseja observar uma área maior do céu, como constelações.

Micro-Observatory

O Micro-Observatory possui telescópios nas cidades de Cambridge, Massachusetts e Amado, no Arizona. Os aparelhos possuem 6” (aproximadamente 150 mm) de diâmetro.

As imagens solicitadas são enviadas para o email cadastrado em até 24 horas. O tempo máximo de espera, segundo os criadores do projeto, é de uma semana. A foto registrada fica armazenada nos servidores do serviço por, no máximo, 30 dias.

Centaurus A (Fonte da imagem: Micro-Observatory)

O interessante do Micro-Observatory é que ele mantém uma galeria com diversas imagens registradas ao longo do mês. A ideia é que as pessoas utilizem as fotos já feitas e solicitem apenas o registro de objetos que não estiverem na lista.

Não é preciso pagar nada para utilizar os recursos do Micro-Observatory, e você pode solicitar imagens de objetos mais específicos, como nebulosas e aglomerados. O observatório opera no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

Slooh

O observatório do Slooh está localizado na cidade de Santiago, no Chile, e é capaz de cobrir todo o céu do hemisfério Sul. O serviço conta também com telescópios de 14” (aproximadamente 355 milímetros) de diâmetro nas Ilhas Canárias.

As fotos são enviadas em apenas alguns minutos para quem as solicitou. O tempo máximo de espera é de algumas horas. Os arquivos de imagem são armazenados nos servidores do Slooh por tempo indeterminado, ficando à disposição não só da pessoa que a pediu, mas de toda a comunidade que paga para utilizar os telescópios.

Observatório no Chile do Slooh (Fonte da imagem: Slooh)

O que chama a atenção para o Slooh é a agenda de eventos que ele oferece. Eclipses, trânsitos e ocultamentos podem ser vistos, ao vivo, pela página do serviço. Assim, você consegue ficar por dentro de tudo o que acontece no céu, mesmo que a atividade não seja visível da sua localização.

Infelizmente, o Slooh não é gratuito. O serviço possui planos mensais e anuais, mas apenas aqueles com valor superior a US$ 100 permitem que você peça quantas imagens do céu quiser.

Global Rent-A-Scope

O Global Rent-A-Scope, também conhecido como GRAS, conta com telescópios nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa. A ideia do projeto é que haja colaboração internacional em nome da pesquisa e do registro de imagens do céu profundo.

As fotos solicitadas levam alguns dias para ser enviadas ao email cadastrado, mas o resultado normalmente vale a pena. O serviço não é gratuito, mas você pode utilizá-lo por 30 dias sem pagar nada a fim de testar os recursos oferecidos.

Ômega Centauro (Fonte da imagem: Global Rent-A-Scope)

O interessante do GRAS é que não há nenhum grande centro de pesquisas por trás do projeto. Tudo é feito por astrônomos amadores e profissionais que desejam ajudar na divulgação da astronomia e no estudo do céu.

.....

Agora que você conhece alguns serviços de telescópios online, aproveite para estudar um pouco mais o céu. Quem possui um telescópio, pode usar as imagens para conhecer a aparência de um objeto e procurá-lo no próprio equipamento. Com isso, fica mais fácil localizar o elemento e ter certeza que você está olhando para o item certo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.