Vídeo mostra como a Lua foi alterada ao longo dos anos

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo mostra como a Lua foi alterada ao longo dos anos

Graças aos dados coletados pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a NASA agora pode estudar a Lua com muito mais detalhes. Inspirado pelas pesquisas mais recentes, o Goddard Space Flight Center (GSFC) criou a animação acima, que mostra como surgiram os detalhes da superfície lunar ao longo dos seus 4,5 bilhões de anos.

O primeiro grande impacto recebido pelo nosso satélite natural aconteceu cerca de 200 milhões de anos depois da sua formação, dando origem à Cratera Aitken, no polo sul da Lua. Depois, o vídeo segue com uma sequência de colisões que chega quase a deixar o espectador com medo de morar tão perto desse astro azarado.

Entretanto, vale a pena notar que a animação condensa eventos de bilhões de anos em apenas 3 minutos. O último impacto grande que a Lua recebeu foi a 108 milhões de anos atrás, quando a cratera Tycho foi formada. Na página do laboratório da NASA você pode encontrar o vídeo em diversos formatos e resoluções, podendo também optar pela presença de narração e até uma versão em 3D que dispensa o uso de óculos especiais para ser assistida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.