Conheça a informação binária enviada ao espaço 38 anos atrás

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a informação binária enviada ao espaço 38 anos atrás

AmpliarMensagem binária enviada ao espaço (Fonte da imagem: NASA)

Nada melhor do que uma mensagem resumida e recheada de informações binárias para se comunicar com os extraterrestres, não é mesmo? A NASA acaba de divulgar tal mensagem, enviada ao espaço em 1974, feita para se comunicar com quem estiver passeando pela imensidão do universo.

Criada por Frank Drake (inventor da equação Drake) com a ajuda de Carl Sagan e outros cientistas, a mensagem foi transmitida a uma freqüência de 2380 megahertz, com potência de 1000 kilowatts, em direção ao M13 – uma das partes mais densas do espaço disponível quando a mensagem foi enviada – através do Observatório Arecibo, em Porto Rico (local com o maior radiotelescópio do mundo).

O código conta com apenas 210 bytes de informação, organizada em um grid de 1679 dígitos binários. A escolha deste número em particular se deu por ser um semiprimo, ou seja, o produto de dois números primos (no caso, 23 e 73).

De acordo com a NASA, a mensagem traz, da esquerda para a direita, os números de 01 a 10, átomos (incluindo o hidrogênio e o carbono), algumas moléculas interessantes, DNA, um humano com sua descrição, conceitos básicos do sistema solar e a informações básicas a respeito da antena que enviou a informação.

Infelizmente, no entanto, não poderemos esperar uma resposta em um futuro próximo, já que a M13 está a 25 mil anos luz de distância (a resposta chegará aqui no ano de 51974, com erro de um a dois milênios – para mais ou para menos).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.