A Terra tem duas luas, dizem astrônomos

1 min de leitura
Imagem de: A Terra tem duas luas, dizem astrônomos

Quando você olha para o céu à noite, você vê apenas a Lua brilhando em meio às estrelas, certo? Mas alguns astrônomos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, apontam em um estudo que há outros corpos celestes que se revezam na função de satélite natural – ou seja, como uma segunda lua orbitando em torno do planeta.

De acordo com o Phenomenica, tratam-se de pequenos asteroides de cerca de 1 metro de diâmetro que são capturados pelo campo gravitacional da Terra, mas que estão muito distantes para serem visualizados como a Lua original. O objeto, normalmente branco, foi detectado pela primeira vez em 2006 e considerado um foguete ou cometa passageiro – até que o mesmo grupo voltou a vê-lo nos anos seguintes.

O objetivo dos astrônomos agora é estudar este e outros asteroides que são capturados por nossa gravidade, mas que não são tão significativos e “fiéis” à órbita da Terra quanto a Lua. Em vez de mandar equipes até lá, entretanto, eles devem esperar que essas luas se aproximem mais do planeta, facilitando as expedições espaciais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.