Maior e mais preciso 'mapa da galáxia' já pode ser explorado no seu browser

1 min de leitura
Imagem de: Maior e mais preciso 'mapa da galáxia' já pode ser explorado no seu browser

No mês passado, nós noticiamos uma publicação da Agência Espacial Europeia (AEE) que trazia o maior e mais completo “mapa da Via Láctea” já feito. Tratava-se uma grande imagem mostrando com precisão a posição de mais de 100 milhões de estrelas. Nessa semana, entretanto, um cara resolveu pegar esses dados públicos e os transformou em um imenso modelo 3D interativo para a web.

Usou o WebTorrent para possibilitar a criação do site

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ou seja, agora você pode explorar um mapa da galáxia diretamente no seu navegador. O criador desse site é o programador Charlie Hoey, que conversou com o TorrentFreak a respeito de sua obra. Ele explicou que usou o WebTorrent para possibilitar a criação do site, já que não queria pagar hospedagem, mas, ao mesmo tempo gostaria de oferecer a experiência para todas as pessoas no mundo que estivessem interessadas.

O WebTorrent foi a solução, já que ele funciona basicamente como um servidor colaborativo para sites e aplicações online. Sempre que alguém acessa o mapa tridimensional da Via Láctea, ele é compartilhado com outros usuários e assim por diante. Esse é o mesmo princípio das redes P2P, largamente utilizadas para divulgação de filmes e séries ilegalmente.

Mapa tridimensional da Via Láctea

Teve que dar uma cortada

Esse potencial colaborativo do WebTorrent, entretanto, não impediu que Hoey precisasse reduzir um bocado as informações obtidas da AEE, O mapa original feito pelo satélite Gaia continha a posição precisa no universo de mais de 100 milhões de estrelas. O programador precisou fazer seu modelo 3D ter “apenas” 2 milhões delas, as mais próximas do nosso Sol.

“Para mim, ver a posição das estrelas em 3D as deixa menos abstratas e mais reais, lugares tangíveis no espaço. Também faz a Terra parecer pequena, muito distante e insignificante, o que é uma sensação boa e tranquila para 2016”, disse Hoey ao TorrentFreak.

Ao todo, o site (veja aqui) tem 24 MB e demora alguns segundos para carregar completamente. O criador explicou ainda que já tem projetos futuros para continuar utilizando o WebTorrent, considerado por ele mais confiável do que o esperado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.