BOSS Great Wall: cientistas descobrem a maior estrutura do Universo

Imagem de: BOSS Great Wall: cientistas descobrem a maior estrutura do Universo
Imagem: Science Alert

Uma equipe de astrônomos do Instituto Ilhas Canárias de Astrofísica acaba de descobrir aquela que está sendo encarada como a maior estrutura do Universo. Estamos falando do BOSS Great Wall, um aglomerado de 830 galáxias que possui cerca de 1 bilhão de anos-luz de diâmetro. O agrupamento tem uma massa 10 mil vezes maior do que a da Via Láctea. É algo tão grande que fica até difícil de imaginar.

A estrutura é conectada por gases, e, graças à gravidade, seus componentes se agitam e se movimentam em conjunto através do vácuo do espaço. O BOSS (sigla para Baryon Oscillation Spectroscopic Survey, ou Levantamento Espectroscópico da Oscilação dos Bárions, nome dado em homenagem ao método usado para encontrar a estrutura) está localizado a cerca de 4,5 a 6,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra.

Embora alguns cientistas discordem que a descoberta seja realmente uma estrutura única (já que os componentes da “parede” possuem brechas que são conectadas por nuvens de gás e poeira cósmica), é impossível não ficar impressionado ao tentar calcular o tamanho desse aglomerado. E é bem provável que, conforme inventamos novas tecnologias para olhar cada vez mais longe no espaço, encontremos estruturas ainda maiores flutuando por aí.

Você se interessa por estudos de astronomia? Comente no Fórum do TecMundo