Imprimir

Adicione bordas e molduras personalizadas às suas fotos

Por Oliver Hautsch
Fonte: www.tecmundo.com.br/3974-Adicione-bordas-e-molduras-personalizadas-as-suas-fotos.htm

Quarta-Feira 31 de Março de 2010
Faça com que sua coleção de fotos se destaque das outras, com molduras de diversos tipos.

Alguns anos atrás, tirar fotos era para poucos, pois o custo era alto. Máquinas fotográficas com capacidade inferior às digitais mais simples da atualidade custavam caríssimo e demandavam a utilização de rolos de filme.

Depois de fotografar até o final do filme, era necessário que o fotógrafo gastasse mais dinheiro para realizar a revelação, que às vezes tinha o problema de ser entregue com fotos faltando — pois haviam queimado.

Depois do advento e popularização em massa das câmeras digitais, tirar fotos não só ficou mais barato como também permitiu uma série de personalizações que antes eram possíveis só para estúdios e custavam uma fortuna.

Uma delas é a inclusão de molduras nas fotos, para dar tom único às suas fotos. É disso que o Portal Baixaki fala neste artigo. Mostraremos algumas ferramentas capazes de deixar sua coleção de fotos com a sua cara — ou melhor, com a sua moldura.

Imagem com molduras colocadas usando o PhotoScape.

Pré-requisitos

Para poder aplicar as molduras às suas fotos, você precisa de um ou mais programas que possuam essa função. O intuito deste artigo não é ensinar a desenhar molduras, mas a indicar como fazer isso automaticamente e de forma fácil.

— Coleção de fotos suas, da família, do gato, cachorro, papagaio, fazenda, viagem às montanhas, passeio no parque, enfim, imagens  que merecem ser melhoradas e imortalizadas.

— PhotoScape: um dos maiores sucessos de download no Baixaki. Clique no link abaixo para ir para sua página de download no Baixaki.

Clique para ir para a página de download do PhotoScape.

Faça você mesmo

O PhotoScape foi o escolhido para este artigo por ser um programa fácil de usar, em português e com procedimentos rápidos de edição. Em poucos segundos, você pode localizar a foto desejada, abri-la, fazer as alterações que desejar e salvá-la para ter na coleção para sempre.

PhotoScape

Abra o programa e, no menu circular exibido, clique no ícone “Editor”, que fica no topo, conforme indicado na imagem abaixo.

Tela inicial do PhotoScape.

Na janela principal, você pode ver a estrutura de pastas do computador (1), no canto superior esquerdo. Use esse painel para localizar o diretório onde suas imagens estão salvas. Quando encontrar a pasta, clique nela para que as imagens que estiverem dentro sejam mostradas logo abaixo (2).

Elementos da interface.

Ao clicar na foto desejada, ela é aberta no quadro principal (3). As ferramentas de edição ficam posicionadas na área inferior da janela. Perceba que há uma seção dedicada somente à aplicação de contornos e molduras.

Opções de adição de bordas e molduras.

Clique no item “Sem moldura” (4) para que seja aberto o painel com as opções disponíveis. Para aplicá-las, basta clicar na desejada. Se você não gostar, é só clicar em outra. Quando estiver satisfeito com sua opção, clique no botão “Foto+Moldura” (5), para que ela seja aplicada.

Passos para começar.

É importante lembrar que você pode sobrepor várias molduras em uma só foto. Para fazer isso, escolha a primeira e clique no botão “Foto+Moldura” (5). Em seguida, escolha uma nova na lista (4) e depois clique novamente em “Foto+Moldura”. Pronto! Agora você tem duas molduras sobrepostas.

Você também pode adicionar contornos diferentes ou bordas arredondadas. Para os cantos arredondados, clique no botão “Arredondado” (6) e defina os detalhes na janela que se abre, conforme a imagem abaixo.

Arredondando as extremidades da foto.

O botão “Margem” (7) serve para que você mude a distância entre as extremidades do “papel” e a foto em si. É possível mudar a cor da margem e sua medida.

Margem

Se quiser, utilize medidas diferentes para cada um dos quatro lados, desmarcando a opção “Atribuir as mesmas margens”.

As bordas também são completamente personalizáveis, ou seja, você pode alterar cor, espessura, margem interior, arredondamento, tipo de traçado da linha e opacidade. Infelizmente as opções de traçado são poucas, mas as molduras disponíveis compensam essa falha.

Para adicionar uma borda, clique no botão “Molduras” (8). É aberta uma janela com as opções citadas acima.

Perceba que, na área inferior direita da janela do PhotoScape há alguns botões. Se você errar em algum momento ou aplicar alterações e mudar de ideia, utilize o botão “Desfazer” para voltar ao estágio anterior. Clicando em “Desfazer Todos”, você desfaz todas as alterações aplicadas à imagem, para poder começar de novo.

Quanto estiver satisfeito com o resultado, clique em “Salvar”. Isso é tudo que você precisa saber para colocar bordas e molduras em suas fotos, utilizando o PhotoScape.


Imprimir