Android: 10 widgets que não podem ficar de fora de seu smartphone

4 min de leitura
Imagem de: Android: 10 widgets que não podem ficar de fora de seu smartphone

Se você possui um smartphone ou um tablet com Android, é bem provável que alguns widgets já tenham sido instalados em seu dispositivo. Esses ícones funcionais permitem que você personalize melhor o estilo de interface ao adicionar diversos atalhos que customizam o uso do aparelho. Se você não sabe como instalar um widget em seu smartphone, nós já fizemos um breve tutorial no TecMundo, como você pode conferir aqui.

Os widgets se adaptam conforme as necessidades do usuário e por isso são tão interessantes, já que o Android permite que tanto um smartphone como um tablet seja personalizado como você desejar. Contudo, como é comum da Google Play, existem centenas e centenas de opções de widgets e nem sempre sabemos quais são os bons, que funcionarão corretamente e sem bugs, e os ruins.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, selecionamos aqui no TecMundo alguns widgets excelentes com as mais diversas funcionalidades e que não podem ficar ausentes de seu dispositivo – se você souber de outros que sejam igualmente interessantes, compartilhe nos comentários. Veja quais são os que escolhemos:

1 – Climatempo

Android 2.2 ou superior

Grátis

Com o widget do Climatempo instalado em seu smartphone, você pode verificar o tempo de sua cidade sem ter que acessar qualquer aplicativo, pois as informações já são mostradas na interface. O Climatempo possui um visual simples, bonito e exibe a temperatura máxima e mínima diária. Além disso, é possível ver a umidade relativa do ar, o horário do nascer e do pôr do sol e as previsões dos próximos cinco dias.

2 – Evernote Widget

Android 1.6 ou superior

Grátis

O Evernote Widget é um app próprio que permite que você coloque os lembretes do popular aplicativo de anotações diretamente na homescreen. Desse modo, será quase impossível se esquecer das suas tarefas diárias. O widget possui quatro atalhos principais: fotografia, speech-to-text, anotações e favoritos. Além disso, é permitido escolher um widget maior, com seis atalhos. Para fazer uso do Evernote de um modo mais elaborado, é interessante instalar o aplicativo completo e não somente o widget.

3 – Google Keep

Android 4.0 ou superior

Grátis

O Google Keep é semelhante ao Evernote Widget, porém possui um visual mais descontraído. Você pode colocar lembretes na homescreen do seu smartphone ou tablet, além de adicionar imagens ou arquivos de áudio também. Se você quer um widget mais colorido e que chame sua atenção, o Google Keep certamente não passará despercebido.

4 – Battery Widget Reborn

Android 2.3 ou superior

Gratuito para testar

Se você sempre sofre quando a vida da bateria do seu smartphone ou tablet está perto do fim, com o Battery Widget Reborn é permitido administrar melhor as funções do aparelho para que ele fique mais tempo ativo. Exibindo um histórico de consumo detalhado, através desse widget é permitido selecionar de um modo prático quais tarefas podem ser desativadas a fim de que o dispositivo permaneça com bateria por um período maior. O widget possui uma versão paga e outra gratuita.

5 – Slide Widget

Android 2.2 ou superior

Grátis

Com esse widget, você pode controlar facilmente o nível de volume e de brilho do seu dispositivo, tudo na homescreen. Trata-se de um atalho bastante simples e discreto, pois somente uma barra com as opções é adicionada na interface do Android. No todo, são seis opções de gerenciamento: brilho do visor e o volume dos sons do toque, do alarme, das notificações, das músicas e do sistema. A divisão dos volumes em categorias é o principal destaque.

6 – App Dialer

Android 3.0 ou superior

Grátis

Se você quer acessar os inúmeros aplicativos do seu dispositivo de um jeito mais rápido, o widget App Dialer instala na interface um teclado no estilo T9 para você encontrar diversos itens. Com o teclado T9, não é preciso digitar os nomes por completo, somente os números que correspondem às letras, pois as combinações encontradas serão automaticamente exibidas.

7 – Fancy Widgets

Android 1.6 ou superior

Grátis

Esse é na realidade um pacote com cinco widgets de tamanhos e de funcionalidades diferentes. As informações exibidas variam conforme o tamanho dos widgets, consequentemente, widgets maiores possuem dados mais completos. No Fancy Widgets, você pode visualizar o horário, a temperatura da sua cidade, a descrição do clima, entre outros dados. Além disso, existem três interfaces distintas que podem ser utilizadas.

8 – Onavo Count

Android 2.2 ou superior

Grátis

Esse é um aplicativo completo com um widget que permite a você visualizar quantos dados os seus apps consumiram do 3G ou 4G. Excelente para quem não quer extrapolar o limite de dados mensal. Com o widget instalado, você pode monitorar os MB consumidos dos apps em tempo real e se policiar facilmente.

9 – Calculadora Widget

Android 2.2 ou superior

Grátis

Um widget simples feito para as pessoas que sempre precisam fazer cálculos em seu smartphone. A calculadora é capaz de realizar as operações mais comuns, como adição, subtração, multiplicação e divisão, além de logaritmos, constantes, entre outros. O widget não possui anúncios e além de tudo oferece 28 temas distintos para você instalar na interface do seu Android.

10 – PowerAMP Music Player

Android 2.1 ou superior

Gratuito para testar

Esse é muito mais do que um simples widget, porém um completo player de música. Com esse app, você pode gerenciar o áudio das suas músicas e configurá-lo como desejar, além de possuir um rápido acesso às músicas reproduzidas através do widget. Contudo, o serviço oferecido aqui é limitado, pois o app é pago.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.