Veja algumas obras abstratas criadas por códigos de programação

1 min de leitura
Imagem de: Veja algumas obras abstratas criadas por códigos de programação

Os códigos de programação dominam as nossas vidas em vários aspectos, pois eles constroem os sistemas de dezenas de ferramentas que utilizamos todos os dias, como apps, programas, mensageiros e muito mais. Contudo, Casey Reas os vê de modo diferente: como se fossem um modo de expressão artística através de formas abstratas e inesperadas.

Reas é um designer digital especializado em criar códigos que se traduzem em formas artísticas, baseadas em um sistema lógico e dinâmico. Por isso, ele jamais sabe como esses códigos se apresentarão – o que, segundo ele, é a beleza do trabalho.

Foi exatamente por esse motivo que Reas decidiu se aprofundar nesse campo, pois o fato de trabalhar com pequenas quantidades de cálculos aleatórios que se transformam em imagens é algo que foge do controle e, justamente por isso, é interessante. Além disso, todas as obras originadas pelos códigos são intermináveis e estão em constante movimento, se renovando permanentemente.

Um novo tipo de arte

As imagens que você vê logo abaixo são da série Process, que reúne várias das obras programadas por Casey Reas. Nessa série, Reas criou regras básicas de atuação para elementos de vários formatos (círculos, triângulos, paralelogramos etc.), de modo que eles agissem independentemente para originar as criações. Muitos desses desenhos são emaranhados de formas sem nenhum sentido aparente, porém você pode encontrar algumas figuras abstratas entre eles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.