Antes que você comece a se preocupar com a volta do disquete ou com a possibilidade de ter que desenterrar aquele leitor do seu PC de duas décadas atrás, pode ficar tranquilo: esse não é mesmo um disquete com tanto espaço de armazenamento quanto os mais novos cartões SD. Então o que diabos é esse aparelho? Um cartão SD colocado cuidadosamente dentro de um disquete, é claro.

Como o vídeo abaixo mostra bem, o projeto, feito pelo membro do Imgur gilmour509, segue uma ideia engenhosa. Faça um buraco na parte frontal do disquete e, tirando proveito da abertura na trava de metal, posicione o cartão de maneira que o espaço de leitura coincida exatamente com o buraco da trava, quando aberto.

Obviamente, como as conexões do leitor de disquetes nunca seriam capazes de ler tanta informação, gilmour509 também teve de fazer algumas alterações na peça, adicionando as conexões de um leitor de cartões SD ao equipamento. Por sorte, essa parte foi até fácil, já que o espaçamento nos conectores de ambos são quase idênticos, cabendo a ele a tarefa de posicionar as conexões na posição certa.

Pode parecer trabalho demais para simplesmente fazer uma “brincadeira” dessas, mas isso é apenas parte do projeto de gilmour509. Ele, na verdade, fez um casemod vintage com a ajuda de um gabinete de 1995 – graças a isso, o PC parece uma velharia por fora, mas impressiona pelos componentes modernos por dentro.

Você pode conferir todo o projeto feito por ele clicando aqui.

Qual foi o casemod vintage mais legal que você já viu? Comente no Fórum do TecMundo