Impressora 3D faz rifle AR-15 de metal e é comercializada por 1.200 dólares

1 min de leitura
Imagem de: Impressora 3D faz rifle AR-15 de metal e é comercializada por 1.200 dólares

A empresa Defense Distributed, especializada em armas feitas através de impressão 3D, desenvolveu uma impressora chamada Ghost Gunner capaz de criar rifles AR-15 feitos de metal que custa apenas US$ 1.200.

A máquina é uma caixa que mede cerca de 30 centímetros cada lado, funcionando como um comando numérico computadorizado (CNC). Dentro dela, uma broca se move em três direções e esculpe blocos de metal. No caso deste modelo, toda a programação é feita visando a construção de rifles AR-15.

Porém, ainda que a parte principal da arma seja aquela produzida ali, a impressora não fabrica “toda a arma”, mas somente a peça na qual você encaixa a coronha, o cano e o carregador: o lower receiver. Os demais componentes podem ser adquiridos através de lojas online.

A parte curiosa é que vender uma arma dessas sem licença nos Estados Unidos é ilegal, mas se você não tiver uma licença e fizer a arma em casa, está tudo dentro da lei. Obviamente, isso gera uma grande controvérsia, principalmente porque a arma caseira não possui um número de registro — em outras palavras: é impossível de ser rastreada pela balística.

Reputação antiga

Já não é a primeira vez que a Defense Distribuited se mete em situações de caráter duvidoso. Seu fundador, Cody Wilson, também foi o responsável no ano passado pela primeira arma feita totalmente através de impressão 3D.

Ele é conhecido por ter ideais libertários radicais e ao entregar à população a facilidade de ter a sua própria arma em casa, se aproveitando de brechas da lei para evitar a regularização, é a prova de a legislação precisa estar atenta às novas tecnologias para se manter constantemente atualizada.

A atividade de encontrar esses furos legais para adquirir sua própria arma de fogo desregistrada não é algo novo nos Estados Unidos, mas o que Wilson está fazendo é uma espécie de provocação às leis do país, oferecendo de forma aberta a comercialização e facilitando esse processo como nunca antes.

“Nós desenvolvemos algo que é muito barato, que torna a fabricação de armas tradicional acessível. Você pode fazer isso em casa”, ele diz. “Isso é uma forma de golpear até sangrar o coração desses políticos. Se trata de humilhar o poder que quer humilhar você.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.