Pistola estilo 007 só atira quando segurada pelo dono

1 min de leitura
Imagem de: Pistola estilo 007 só atira quando segurada pelo dono

(Fonte da imagem: Divulgação/Armatix)

Em "007: Operação Skyfall", o agente britânico James Bond usa uma versão modificada da pistola Walther PPK que, a partir de um sensor biométrico, permite apenas que o dono original da arma realize disparos, salvando o personagem em mais de um momento do filme. Agora longe das telonas, uma tecnologia similar está ganhando vida pelas mãos da fabricante Armatix.

Trata-se da tecnologia Smart System, que trava e desabilita a pistola se ela não estiver próxima do dono original da arma. Em vez de sensor biométrico, o contato é feito por sinais de rádio de curta distância (RFID) entre o objeto e um relógio de pulso que deve ser usado pelo atirador.

É possível ainda travar ou habilitar a arma a partir de um código PIN digitado no relógio. Como o contato por rádio funciona apenas em uma distância mínima, a pistola perde totalmente o poder de disparo caso o dono da arma tenha o objeto roubado ou até mesmo tirado das próprias mãos.

Ainda em busca de parcerias com fabricantes, a Armatix desenvolveu até agora apenas um modelo compatível com o sistema, a iP1 Pistol, de calibre .22. Uma luz verde sinaliza quanto ela está própria para disparos.

Esse é um dos projetos que concorrem ao Smart Tech Challenges Foundation, um "torneio" que vai premiar com US$ 1 milhão o sistema de segurança mais eficiente para armas de fogo. A instituição foi criada por investidores da área de tecnologia após o tiroteio no colégio Sandy Hook Elementary, em 2012, que resultou na morte de 26 estudantes.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.