Rifle XM25 tem munição explosiva controlada por computador

2 min de leitura
Imagem de: Rifle XM25 tem munição explosiva controlada por computador

Procurar objetos ou construções que forneçam cobertura é uma das táticas mais efetivas para sobreviver a um combate armado. Essa estratégia, empregada tanto em combates reais quanto por jogos com a série Call of Duty, está com os dias contados se depender do XM25, armamento fruto da parceria entre a empresa americana ATK e a alemã Heckler & Koch.

Pesando 6 quilos, a arma dispara cápsulas de 25 milímetros capazes de perfurar praticamente qualquer espécie de cobertura. Dentro de cada bala, há um pequeno computador que provoca explosões controladas – os estilhaços gerados pelo processo são os reais responsáveis por incapacitar ou matar os inimigos.

Diversas XM25 foram empregadas em mais de 200 ocasiões durante a ocupação norte-americana do Afeganistão, com resultados geralmente favoráveis aos soldados que carregavam o armamento. O bom desempenho fez com que as forças do exército encomendassem 36 novos rifles para empregá-los em combate.

Balas inteligentes

Cada uma das balas disparadas pelo XM25 pode ser programada pelo atirador através de um computador interno ao rifle. Usando a mira telescópica da arma, um soldado consegue determinar sua distância do objeto que deve ser atingido, que pode ser ajustada manualmente para obter resultados mais eficientes.

(Fonte da imagem: Fox News)

Após o disparo ser realizado, o computador interno calcula a distância percorrida pela bala e aciona a explosão no momento exato em que foi programada. Todo o processo leva menos de cinco segundos, geralmente resultando em ferimentos graves ou na morte dos alvos pretendidos.

Custos elevados

O rifle já inspirou imitações de fabricantes na Coreia do Sul e na Alemanha, porém até o momento ninguém conseguiu replicar de maneira eficiente suas características. Toda essa tecnologia tem um custo bastante elevado: cada rifle custa US$ 35 mil para ser fabricado, e cada bala vale algumas centenas de dólares.

(Fonte da imagem: Fox News)

Caso o XM25 se popularize, a tendência é que o preço cobrado pelos seus inventores caia, o que significa que mais forças armadas serão capazes de adquiri-lo. Ao menos durante um tempo, os rifles devem garantir a superioridade militar de países como os Estados Unidos — isto é, pelo menos até alguém descobrir um método ainda mais eficiente de acabar com vidas humanas.

Quem quiser testar o rifle, mas não tem nenhuma inclinação em participar de batalhas reais, pode recorrer ao mundo dos jogos eletrônicos. O XM25 é uma das armas disponíveis para ajudar a vencer a Terceira Guerra Mundial em Call of Duty: Modern Warfare 3.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.