Smartphones poderão filmar em 4K e em câmera lenta (120 fps) em 2016

1 min de leitura
Imagem de: Smartphones poderão filmar em 4K e em câmera lenta (120 fps) em 2016
Imagem: Hi-News

Todo mundo gosta de filmar coisas estranhas em câmera lenta só para apreciar depois os detalhes capturados pelo vídeo. Esse recurso já está disponível em vários aparelhos top de linha da atualidade, mas há algumas limitações. Filmando a 120 fps, smartphones atuais só conseguem resoluções HD (720p), mesmo que possuam opções pra gravar em 4K. Em 2016, isso deve mudar graças a uma novidade da ARM.

O próximo chip mobile da empresa, chamado de Cortex A72, deve trazer para o setor um novo nível de processamento de vídeo. O chip permitirá que smartphones consigam gravar em 4K e ainda assim mantenham a taxa de 120 fps, o que significa desacelerar o tempo real em 5 vezes com altíssima resolução.

Escala de poder de processamento dos últimos chips da ARM

Esse chip deve ser a base para praticamente todos os processadores top de linha produzidos por Qualcomm, MediaTek, Samsung e outras. Ou seja, muitos smartphones e tablets de alto desempenho terão essa novidade até o final do ano que vem.

O Cortex A72 está sendo projetado para construção em 16 nm FinFET. A frequência máxima que ele deve conseguir atingir é de 2,5 GHz por núcleo. Com tudo isso, espera-se que o chip economize bastante energia e, ainda assim, entregue mais poder de processamento. Entretanto, até o momento, não há qualquer confirmação de possíveis smartphones com chips baseados nesse modelo da ARM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.