Desktop personalizado: Android

5 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Android

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que não trazer o melhor do mundo Android para o seu desktop? Se você já está cansado do visual do Windows 7, é fã do sistema operacional do Google e ainda quer surpreender seus amigos, desenvolvedores autônomos têm diversos itens para serem colocados no seu Windows que irão reproduzir o visual e a sensação do Android.

O Android é um sistema para aparelhos moveis que está se tornando cada vez mais famoso. Ele entrou de vez na briga com o iPhone pela liderança do mercado e traz diversas pequenas revoluções. Juntando isso à enorme gama de possibilidades de edição do Windows 7, trazemos um conjuntos de ferramentas que, juntas, vão fazer você esquecer que está no sistema operacional da Microsoft.

Tema: Android Skin Pack

Este tema transformará seu Windows por inteiro, deixando-o muito parecido com a interface dos tablets que rodam o sistema operacional Android. A primeira alteração que será notada, é que ele automaticamente fixa a barra do Menu Iniciar na parte de cima da  tela, como ocorre com os tablets.

A inicialização do sistema também é completamente alterada. Ao ligar o computador, o boot apresenta uma animação com a mascote do Android e a tela de login possui um design que se assemelha ao usado no sistema da Google. Na parte de baixo, também é possível encontrar uma barra de início rápido. Essa barra é personalizável, podendo adicionar ou excluir itens conforme a preferência do utilizador.

Com o tema instalado, grande parte do seu Windows já estará personalizado. Mas ainda faltam alguns detalhes.

Clique aqui para baixar o Android Skin Pack.

Gadget: HTC Home

Uma das características-chave do sistema Android são seus widgets. Esses sistemas nada mais são do que uma maneira de se ter acesso rápido a diversos tipos de informações. De todos eles, um dos mais famosos é o que vem nos celulares da marca HTC para informar temperatura e hora.

O HTC Home se destaca pela fidelidade apresentada à sua fonte de inspiração dos smartphones. Todas as informações presentes no original podem ser acessadas nele, até mesmo com animações de temperatura.

Existem diversas opções de layout disponíveis ao usuário, que podem mostrar a hora e a temperatura, ou somente cada um dos itens separadamente. O uso também é bastante simples, bastando iniciar o aplicativo e escolher as configurações de acordo com o gosto do usuário.

Contudo, o programa não inicia com o Windows por padrão. Para isso, o usuário deve adicionar o item ao Menu de Inicialização do Windows.

Clique aqui para baixar o HTC Home.

Navegando com o Android

Outro ponto que precisa ser personalizado se você é fã do Android é o navegador. E nesse ponto, é incontestável que o browser utilizado seja o Chrome, afinal, é o aplicativo oficial da Google.

Existem vários temas para o Chrome que incorporam a ideia do Android, mas existem dois que chamam a atenção pela qualidade e fidelidade aos detalhes.

O Honeycomb Chrome Theme é um tema que foge ao padrão verde do Android, pois ele incorpora as cores da versão para tablets do sistema, o azul escuro. Com ele, a tela de uma nova aba se torna ainda mais agradável. O fundo, feito com algumas formas em 3D, faz com que o navegador pareça ter vindo do futuro.

Já o Robot Theme mantém a cor verde que, se você está seguindo nosso guia, já faz parte de grande parte da sua Área de trabalho. Quando uma nova aba é aberta, além da lista de sites recém-visitados, você visualiza o desenho representante do Android: o robozinho verde e carismático.

Clique aqui para baixar o Honeycomb Chrome Theme.

Clique aqui para baixar o Robot Theme.

Ícones, ícone e mais ícones

No Windows os ícones são parte presente em quase todas os níveis do sistema. Seja como pastas, aplicativos ou mesmo atalhos para programas, a identificação visual de cada item facilita e agiliza a interação com o computador.

Mas para fazê-lo se sentir ainda mais no Android, há um pacote de ícones retirado da versão padrão do sistema operacional. Mesmo que o Android Skin Pack já tenha alterado grande parte deles, com esse pacote temos a chance de personalizarmos alguns aplicativos em particular.

O ícone de música pode ser usado no seu player favorito, o do navegador pode substituir o ícone do Chrome e assim por diante.

Para utilizá-los o processo é bastante simples. Basta descompactar o arquivo de ícones no seu computador e então seguir o seguinte processo:

  • Localizar o atalho cujo ícone será alterado na Área de trabalho;
  • Clicar com o botão direito sobre ele e então selecionar “propriedades”;
  • Na caixa que será aberta, escolher a guia “atalho” e então “alterar ícone”;
  • Agora basta procurar o ícone desejado na pasta que ele foi descompactado.

Clique aquie para baixar o pacote de ícones.

Mas agora que meu Windows parece o Android, também quero rodar programas Android nele!

E para isso temos o BlueStacks. Esse programa que ainda está em fase de desenvolvimento já permite que qualquer pessoa experimente os mais diversos aplicativos do Android no seu PC.

Ao instalar o BlueStacks, você perceberá que um novo widget é adicionado a sua Área de trabalho. Basta um clique sobre o simpático boneco para que um menu seja estendido, exibindo as opções de softwares disponíveis.Por padrão o BlueStacks oferece poucos aplicativos para serem testados, contudo a lista pode ser aumentada com facilidade. Pelo aplicativo, ao acessar a opção “Get More Apps”, o usuário será levado à página do programa, onde pode efetuar o download de outros aplicativos para Android.

Agora, se ainda assim o acervo for pequeno, o BlueStacks oferece uma opção de compartilhamento com o aparelho celular. Dessa forma o usuário pode enviar qualquer aplicativo que possua no smartphone diretamente para o programa.

Há também outra opção para rodar os aplicativos do Android no PC, chamado YouWave. Você pode encontrar um guia bem completo de como utilizar ambos os aplicativos nesta página.

Clique aqui para baixar o BlueStacks Alpha.

Bônus!

Claro que um fã do Android não vai se contentar em personalizar somente a Área de trabalho do computador. A mascote do sistema também tem que estar na sua mesa. Mas caso você não o encontre para comprar em lugar nenhum, porque não montar o seu próprio?

Existe um papercraft (como também são chamados os brinquedos feitos de papel) que é a reprodução perfeita do robô Android. O bonequinho verde vem dividido em três arquivos no formato BMP, e você só precisa prestar bastante atenção aos inúmeros detalhes presentes em cada imagem.

Clique aqui para baixar o Android Paper Toy.

Agora sim, depois de executar todos esses passos, você pode finalmente ser reconhecido como um verdadeiro fã do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.