Área 42: como fazer um projetor usando uma caixa de sapato, lupa e celular

4 min de leitura
Imagem de: Área 42: como fazer um projetor usando uma caixa de sapato, lupa e celular

Quem já precisou mostrar uma foto ou um vídeo no celular para vários amigos ao mesmo tempo sabe o drama que é ter que ver o seu aparelho ir de mão em mão para que todos possam vê-lo. Quando esse não é o caso, todo mundo se reúne em volta de você para conferir o que é exibido pelo smartphone. Isso acontece porque, infelizmente, nem todos têm um projetor ou uma smart TV em casa, dispositivos que resolveriam facilmente esses problemas.

Mesmo que o seu aparelho tenha uma tela com satisfatórias 5 polegadas, é difícil compartilhar o conteúdo do smartphone com várias pessoas ao mesmo tempo. Mas este Área 42 veio para trazer uma solução para essas situações.

Com uma caixa de sapato, uma lupa e alguns outros materiais simples, é possível fazer um projetor caseiro para você mostrar a tela do seu celular para todo mundo. Quer saber como? Então confira aos materiais e ferramentas que você vai precisar neste Área 42:

Projetor criado usando uma caixa de sapato, lupa e celular.

Materiais

  • Um smartphone com alto índice de brilho;
  • Uma caixa de sapato;
  • Uma lupa;
  • Uma caixa de papelão um pouco maior que o celular;
  • Isopor;
  • Palito de churrasco;
  • Fita isolante.

Ferramentas

  • Estilete;
  • Tesoura;
  • Cola quente.

Materiais e ferramentas que você vai precisar para criar o projetor.

Montagem

Para fazer o nosso projetor, vamos usar o Samsung Galaxy S6, mas qualquer celular com alta capacidade de brilho pode ser utilizado, como o Apple iPhone 6 e LG G4. A lupa que utilizaremos possui uma lente de vidro, o que favorece a qualidade final das imagens. Porém, qualquer tipo pode ser utilizado. Apenas ressaltamos que, quanto maior for a lupa, maior deve ser a caixa de sapato e melhor tende a ser o resultado.

Lupa utilizada para a construção do projetor.

1. Caixa de sapato e lupa

O primeiro passo da montagem é abrir um buraco que seja do tamanho da lupa em um dos lados da caixa de sapato. Marque com uma caneta e recorte o papelão com um estilete ou uma tesoura. A dica aqui é criar uma abertura com o diâmetro que seja o mais próximo possível da circunferência da lente.

Em seguida, fixe a lupa nesse buraco da caixa. Dá para usar fita isolante ou, se preferir, cola quente para deixar o objeto bem preso ao papelão. A dica é deixar a lupa alinhada e perpendicular à base da caixa.

Fixando a lupa na caixa de sapato.

2. Suporte para o celular

Em seguida, precisamos criar um suporte para o aparelho. Para isso, corte um pedaço de isopor que será usado como uma base. A caixa do tamanho do celular servirá como um apoio para que o smartphone não caia para frente ou para trás. Corte uma pequena parte na frente do papelão, o suficiente para mostrar apenas o display.

Agora, cole essa caixa no pedaço de isopor usando cola quente. Assim que você posicionar o conjunto, fure a caixa de sapato e o isopor com o palito de churrasco para construir um mecanismo que pode ser controlado. Isso vai ser muito útil para ajustar o foco da imagem.

Criando um suporte para o celular com caixa de papelão.

3. Opcionais

Algumas medidas adicionais podem fazer com que a qualidade final da imagem melhore um pouco, mas não são essenciais para que o projetor funcione. Uma delas é pintar todo o interior da caixa com tinta preta fosca para refletir o mínimo possível de luminosidade da tela. Outra dica é tampar todos os orifícios da caixa, evitando que a luz "escape" por esses buraquinhos. Para fazer isso, use fita isolante.

Outra possibilidade é fazer um furo na lateral da caixa para permitir que um cabo de carregador por ser conectado ao celular. Só não exagere: um buraco muito grande pode prejudicar a qualidade final da imagem.

Teste do projetor.

4. Teste do projetor

Para testar o projetor, encontre um ambiente que possa ficar completamente escuro e uma parede preferencialmente branca. Posicione a caixa, escolha o conteúdo a ser exibido e posicione o Galaxy S6 dentro do seu suporte.

Porém, aqui vai um ponto essencial para que tudo funcione corretamente: é preciso colocar o aparelho de forma que o conteúdo exibido fique de ponta cabeça. Agora, apague as luzes, aumente o volume e aprecie o seu projetor.

Como funciona esse projetor?

Como funciona?

O funcionamento desse projetor é muito simples e se assemelha muito ao que acontece no olho humano. A luz emitida pelo ambiente, ao chegar em nossos olhos, forma uma imagem na retina, mas de ponta cabeça.

Para conseguirmos interpretar a imagem, o nosso cérebro inverte tudo o que é captado na retina para que possamos ver o mundo da forma como ele realmente é. Curiosamente, esse também é o método de funcionamento das câmeras fotográficas.

.....

E aí, o que achou do nosso projetor construído com uma caixa de sapato, uma lupa e um celular? Com a ajuda dessa criação, é possível fazer as imagens saltarem de um display de 5,1 polegadas para uma tela de quase 40.

Gostou desse projetor do Área 42? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.