Área 42: aprenda a criar um bat-sinalizador de mesa [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Área 42: aprenda a criar um bat-sinalizador de mesa [vídeo]

Se você é um fã do Homem-Morcego, certamente já viu o sinalizador que o comissário Gordon utiliza para se comunicar com o herói. Trata-se de um holofote personalizado que projeta o símbolo do Batman nas nuvens.

Já pensou em ter um desses em casa? Um holofote em tamanho real talvez não esteja ao alcance de todos, mas uma versão em miniatura pode ser criada ser muita dificuldade.

Lista de materiais

  • 1 bucha de redução PVC 50x25 mm;
  • 1 bucha de redução PVC 50x40 mm;
  • 2 dissipadores de calor;
  • 2 palitos de sorvete;
  • 1 pedaço de acrílico transparente;
  • 4 parafusos com porcas;
  • Papel contact ou fita isolante preta;
  • 1 LED branco de alto brilho;
  • 1 cabo USB;
  • Papel alumínio;
  • Fita Kapton.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O acrílico pode ser reaproveitado de caixas de bombom ou qualquer outro tipo de embalagem que utilize esse material. Os dois dissipadores de calor são modelos reaproveitados de placas de computador antigas, sendo que o maior servirá como base para o sinalizador, e o menor servirá para refrigerar o LED.

O LED de alto brilho se difere dos modelos comuns por emitir muito mais luz. Entretanto, ele esquenta muito e, para que funcione corretamente, é preciso conectá-lo a um dissipador de calor.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A fita Kapton servirá para prender o LED no dissipador. Como esse material resiste a temperaturas altíssimas, ele será ideal para o nosso trabalho. É claro que o seu uso não é obrigatório, mas vai facilitar muito a construção.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O papel contact pode ser substituído por fita isolante preta sem maiores problemas, talvez você só tenha um pouco mais de trabalho na hora de cortar o desenho do morcego devido à elasticidade do material.

Montagem

Vamos iniciar a montagem preparando a bucha de redução 50 x 25 mm. Posicionamos o dissipador dentro dela e marcamos quatro pontos com a caneta: dois deverão ser feitos próximos do centro do redutor, com a intenção de segurar o dissipador no lugar. Os outros dois precisam ser feitos no meio do tubo: eles serão os responsáveis por manter a peça presa ao suporte.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O próximo passo é criar uma espécie de lente transparente com o acrílico. Vamos posicionar a bucha de redução 50 x 40 mm sobre o plástico, marcar com uma caneta e cortar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para dar um acabamento melhor ao nosso sinalizador, vamos pintar as duas buchas de redução e os dois palitos de sorvete com tinta preta; dessa maneira, teremos um resultado mais caprichado no final.

Veja como tudo ficou:

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para completar, vamos pegar os dois palitos de sorvete recém-pintados e fazer um furo em uma das extremidades de cada um dos dois.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Preparando a iluminação

Agora, enquanto a tinta seca, vamos preparar o LED para a conexão. Para iniciar, vamos cortar uma ponta do cabo USB, mantendo o conector macho em uma das extremidades e os fios preto e vermelho na outra.

Devemos soldar os fios no LED, seguindo a orientação correta. O fio preto é o negativo e deve ser soldado na haste que tem o símbolo “-” ao lado. O fio vermelho vai do outro lado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Depois de soldar os fios, isolamos com fita e executamos um pequeno teste para ver se o LED vai acender.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O próximo passo é prender o LED no dissipador de calor: devemos posicioná-lo bem no centro e, com fita Kapton, prender a peça no lugar completamente, garantindo a firmeza do conjunto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Depois disso, vamos colar algumas tiras de papel alumínio na base do dissipador, bem em cima de onde ficaram os pedaços de fita.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Montando o canhão de luz

Com todas as peças preparadas, vamos montar o canhão de luz. O primeiro passo é posicionar os quatro parafusos no redutor 50 x 25 e, depois, prender os palitos de sorvete nas laterais.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Depois disso, vamos posicionar o dissipador (com o LED já fixado) no interior da peça e fixar os dois últimos parafusos no lugar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, devemos posicionar o acrílico no interior da bucha 50 x 40 e colar essa parte sobre o corpo do canhão de luz.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Preparando o morcego para a iluminação

Para que a imagem projetada fique boa, é preciso recortar um pequeno morcego e colar sobre o acrílico. Vamos selecionar um modelo a partir dessa imagem, imprimir e recortar.

Feito isso, vamos posicionar o molde sobre o papel contact, colar com uma fita adesiva transparente e recortar com um estilete. Depois, basta colar o morcego na tampa de acrílico.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prendendo o sinalizador à base

Para finalizar o trabalho, vamos fixar o sinalizador à base. Posicionamos cada um dos palitos de sorvete no dissipador de calor maior, depositamos uma boa quantidade de cola quente no local e pronto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Considerações finais

Lembre-se sempre de utilizar equipamentos de proteção adequados antes de manusear ferramentas.

A utilização dos materiais desta lista não é obrigatória, e você pode substituir tudo o que achar necessário, desde que tome cuidado para não danificar nenhum equipamento e nem se machucar. Lembre-se de garantir que o LED fique bem refrigerado; caso contrário, ele poderá queimar e você precisará refazer o projeto (ou pelo menos parte dele).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@gruponzn.com

Participação dos leitores

O Kelvin curtiu a luminária com lâmpada queimada e aproveitou um LED azul para criar o seu próprio modelo.

(Fonte da imagem: Kelvin Carvalho Bomfim)

O Matheus Pereira achou uma ideia bacana disfarçar o seu pendrive de drops, veja como ficou.

(Fonte da imagem: Matheus Pereira Farias)

Quem tal criar o seu próprio suporte para notebooks? Pois o Vinícius Baumann seguiu as nossas dicas e ainda modificou o projeto para oferecer mais refrigeração.

(Fonte da imagem: Vinicius Baumann Ladosky)

Se você é um fã do Homem de Ferro certamente ficou entusiasmado com o Reator Arc que mostramos aqui no Área 42. O Carlos Henrique Poly seguiu nossas instruções e criou o seu próprio modelo, veja como ficou legal!

(Fonte da imagem: Carlos Henrique B. Poly)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.