Área 42: Luminária com garrafa pet, LED e vidro quebrado [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Área 42: Luminária com garrafa pet, LED e vidro quebrado [vídeo]

O Natal já está próximo e, nesta época, nada melhor do que enfeitar todos os lugares com muitas luzes.

Para aproveitar a comemoração, hoje nós vamos ensinar a construir uma luminária utilizando uma garrafa pet, vidro quebrado e alguns LEDs. O melhor de tudo é que a peça pode ser ligada em qualquer porta USB do computador ou diretamente na tomada, com um carregador de celular.

Materiais

Preparando o material necessário:

  • 10 LEDs de qualquer cor (nós utilizamos os da cor azul);
  • 1 resistor de 100 ohms;
  • 1 placa de circuito impresso para projetos (ou partes dela);
  • 1 garrafa transparente de plástico;
  • 1 cabo USB qualquer;
  • Vidros quebrados ou que possam ser quebrados;
  • Equipamentos de solda;
  • Cola quente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Na hora de quebrar os vidros, é preciso ter muito cuidado para não causar acidentes. Para evitar que estilhaços voem para todos os lados, o ideal é colocar tudo dentro de alguma caixa ou enrolar o material com um pano antes de começar a quebrar. Não se esqueça de utilizar luvas grossas para não cortar os dedos.

A placa de circuito impresso, também conhecida como placa-padrão, pode ser utilizada em diversos projetos eletrônicos. Antes de começar o trabalho, nós cortamos duas partes iguais. Faremos isso porque precisamos delas para soldar os LEDs.

Depois disso, vamos iniciar o processo de montagem.

Montagem - preparando os LEDs e o circuito

Vamos começar separando as duas placas de circuito impresso e posicionando ambas com o lado que possui as trilhas de cobre para fora. Depois, pegamos os LEDs e distribuímos cinco de cada lado, mantendo a mesma proporção de espaço entre cada um deles.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nesse momento, é importante lembrar-se de deixar todos eles posicionados da mesma forma: os lados positivos para um lado e os lados negativos para o outro.Veja no desenho do circuito como os componentes devem ser conectados. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois de posicionar todos os LEDs na placa, vamos dobrar as hastes de metal deles para os lados para que eles não caiam na hora de soldarmos o conjunto.

Em seguida, soldamos todos os LEDs na placa de circuito impresso. Para finalizar, cortamos as hastes de metal.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Então, posicionamos o resistor no final de um dos lados da placa e soldamos da mesma maneira que fizemos com os LEDS.

O último passo é unir todos os LEDs em duas trilhas únicas: uma positiva e uma negativa. Faremos isso utilizando alguns pedaços de fio de cobre.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para finalizar, vamos pegar o cabo USB e cortar uma das pontas dele, mantendo só aquela que possui o conector principal. O outro lado possui quatro fios em seu interior: um branco, um verde, um vermelho e um preto. O que precisamos fazer é manter apenas o fio preto que é o negativo e o fio vermelho, que é o positivo. O restante, podemos cortar sem problemas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Antes de soldar o cabo da placa, vamos abrir um buraco na parte de baixo da garrafa plástica para passar o fio. Depois disso, devemos soldar o fio vermelho em um dos terminais do resistor. O outro terminal do resistor deve ser conectado na linha de sinal positivo dos LEDs.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para concluir, soldamos o fio preto na linha negativa do circuito. Essa parte está pronta.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Preparando o vidro para encher a garrafa

A parte do vidro é um pouco perigosa e deve ser feita com cuidado, pois pode causar acidentes. Antes de mexer com vidro quebrado, coloque as luvas e certifique-se de utilizar óculos de proteção e máscara.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Vamos posicionar tudo dentro de uma caixa — para evitar que os estilhaços voem pela sala. Nós vamos utilizar um martelo, mas você pode fazer como achar melhor, desde que seja cuidadoso.

Finalizando a montagem

Depois de quebrar o vidro, vamos depositar um pouco no fundo da garrafa, assim temos um local para fixar a placa de circuitos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O que vamos fazer agora é terminar de posicionar o circuito de luzes dentro da garrafa e, aos poucos, colocar o vidro picado em seu interior. Dessa vez, precisamos ter cuidado para que o vidro não danifique a placa de circuitos, pois as peças afiadas podem danificar o conjunto.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois disso, é só fechar a garrafa com a tampa e pronto! Basta ligar na porta USB, apagar as luzes e curtir os efeitos especiais!

Dica importante: como a conexão de energia é USB, você pode ligar esse equipamento em qualquer aparelho que possua uma porta USB, inclusive carregadores de celular, computadores e notebooks.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma observação interessante é a possibilidade de modificações. Em vez de trabalhar com uma garrafa pet, você pode utilizar uma garrafa de vidro para montar essa luminária. Os LEDs também podem ser de qualquer cor que você quiser, lembre-se somente de calcular o valor correto do resistor antes de fazer isso, já que cada um possui uma tensão diferente.

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui.

Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação da semana

A participação desta semana é do Brian Gustavo. Ele construiu um bumerangue conforme ensinamos aqui no Área 42.

(Fonte da imagem: Brian Gustavo)

Não deixe de enviar a sua participação!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.