Área 42: Como construir um amplificador de som caseiro para seu smartphone [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Área 42: Como construir um amplificador de som caseiro para seu smartphone [vídeo]

Você já deve ter visto aqueles docks especiais em que você conecta o seu smartphone e transforma o aparelho em um sistema de som completo. O problema é que geralmente esses equipamentos custam caro e nem sempre proporcionam a qualidade sonora desejada.

E se pudéssemos construir um sistema mais simples, porém semelhante, sem gastar nada para isso?

No Área 42 desta semana, nós vamos aprender a construir um dock amplificador de som para o seu smartphone utilizando apenas uma lata de batatas fritas e outros materiais simples.

Materiais necessários

  • 1 lata de batatas fritas;
  • 2 clipes prendedores de papel;
  • 2 vasos plásticos de planta;
  • Papel higiênico;
  • Cola quente;
  • Tinta spray (opcional).

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Os vasos de planta precisam ser plásticos, pois vamos cortá-los. Um dos modelos precisa ser menor do que o outro. O nosso objetivo é encaixá-los de maneira a formar um cone pelo qual o som vai se propagar, imitando o formato de um alto-falante comum.

A tinta spray é opcional. Servirá para pintar o conjunto e dar um acabamento mais elegante. Caso você ache que não precisa, tudo bem.

Iniciando a montagem

Depois de limpar a lata de qualquer vestígio de alimento que tenha sobrado em seu interior, vamos abrir um buraco na parte traseira dela, onde será encaixado o smartphone. Ele deve ficar aproximadamente a dois centímetros do fundo da lata.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Utilizando uma régua, nós medimos a largura do aparelho e fazemos uma abertura na lata para adaptar o smartphone.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois disso, vamos utilizar os grampos de papel como suportes para que o nosso amplificador de som possa ficar em pé sem rolar para os lados. Posicionamos um de cada lado e, com cola quente, colamos os dois.

 

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para que o som fique com uma qualidade um pouco melhor, sem reverberação ou ruídos, é possível forrar o interior do tubo. Para fazer isso, utilizamos um pedaço de papel higiênico com pouco menos de um metro colocado no interior da lata de batatinhas.

Melhorando o projeto

Apesar de ter ficado simples e funcional, nós podemos dar uma melhorada na qualidade do som. Para isso, vamos construir um segundo modelo, um pouco mais complexo que o primeiro, mas mais bonito e com melhor acabamento.

Para começar, vamos pegar uma segunda lata de batatas fritas. A diferença é que, desta vez, nós vamos pintar a lata com um spray de tinta preta, para dar um aspecto mais bonito ao projeto.

Depois de fazer isso, fazemos como da primeira vez: medimos o smartphone e fazemos uma abertura para encaixar o aparelho.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Feito isso, vamos medir aproximadamente 10 centímetros a partir da base da lata até o meio e cortar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, pegamos os dois vasos de plantas que separamos anteriormente. Veja que os dois podem ser encaixados um no outro facilmente, criando um cone bem maior e que deve se adaptar perfeitamente ao bocal da lata de batatas.

O próximo passo é cortar o fundo dos dois potes. Para isso, nós utilizamos uma microrretífica, mas você também pode trabalhar com um estilete sem maiores problemas. Apenas tome cuidado para não se cortar durante o processo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois de ter removido o fundo de ambos os recipientes, aplicamos cola quente na parte de cima do pote menor e colamos o maior no local. Em seguida, colocamos mais cola na base do menor e colamos ele na boca da lata de batatas fritas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O formato é semelhante ao de uma corneta ou um megafone.

Para firmar a peça na mesa, seguiremos o mesmo procedimento de antes. Vamos colar os dois grampos de papel na lateral do tubo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Pronto, agora é só testar e apreciar o seu amplificador de som que não custou nada.

Dicas gerais

Você pode utilizar qualquer smartphone para esse projeto. A única condição é que ele tenha a saída de som do alto-falante original posicionado na parte de baixo. Outros modelos, como o Galaxy S2, possuem o alto-falante posicionado na parte de trás do aparelho. O sistema ainda vai funcionar sem problemas, basta encaixar o gadget adequadamente.

Portanto, antes de construir esse dispositivo, verifique a posição do alto-falante do seu aparelho. A partir daí, você poderá fazer as modificações necessárias.

Atenção: respeite o próximo. Não utilize esse equipamento dentro de ônibus ou locais públicos.

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

A participação desta semana é do Renan. Ele construiu um robozinho seguindo as nossas instruções. A diferença é que ele aperfeiçoou o projeto, utilizando um motor retirado de um controle de PlayStation 2 e uma pilha.

(Fonte da imagem: Renan Francisco da Silva)

Não deixe de enviar a sua participação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.