Área 42: Como construir seu próprio suporte para notebook [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Área 42: Como construir seu próprio suporte para notebook [vídeo]

Hoje em dia, a maioria das pessoas já utiliza os notebooks em vez de computadores desktop. A praticidade desse tipo de equipamento permite que eles sejam utilizados em muitos lugares diferentes sem dificuldade. Segundo pesquisas (feitas aqui dentro da empresa), muita gente adora utilizar o notebook na cama.

Até aí tudo bem, afinal de contas, a máquina é leve e pode ser transportada para qualquer lugar mesmo. O problema é quando ela fica sobre as cobertas, tapando as saídas de ar e não permitindo que a refrigeração funcione adequadamente.

No Área 42 desta semana, nós vamos criar um suporte para notebooks utilizando apenas canos de PVC. O custo é baixíssimo e é muito fácil montar. Vamos à lista de materiais?

Materiais necessários

  • 1 cano de PVC de 25 milímetros (com aproximadamente 1 metro, que será cortado em partes menores);
  • 6 joelhos de PVC de 25 milímetros;
  • Serra para canos;

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Importante: não se esqueça dos equipamentos de segurança na hora de manusear ferramentas pesadas. Óculos de proteção, máscara e luvas.

  (Fonte da imagem: Tecmundo)

Montagem

O esquema de montagem é simples, mas deve seguir uma ordem para que não apareçam problemas no meio do processo. Antes de tudo, vamos pegar o cano de PVC e cortá-lo em cinco partes: a primeira deve ter 25 centímetros; a segunda e a terceira devem ter 10 centímetros cada; a quarta e a quinta também são iguais, ambas devendo possuir 20 centímetros cada.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Vamos começar pegando a parte maior, aquela de 25 centímetros, e conectando dois joelhos nela, ambos virados para a mesma direção. Depois, prendemos os dois canos menores, os de 10 centímetros, um de cada lado.

Em seguida, na outra ponta, prendemos mais dois joelhos, dessa vez, virados para baixo. Logo depois, prendemos os dois canos de 20 centímetros no local. Na ponta dos últimos, prendemos os dois joelhos restantes, agora virados para cima.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nosso suporte está pronto! Se você quiser, você pode colar os canos para que o conjunto fique mais firme. Para isso, basta lixar a ponta dos canos no lugar onde eles se conectam e passar cola especial para tubos de PVC.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O nosso suporte ficou legal, mas que tal se desenvolvêssemos um segundo modelo, mais eficiente, mais bonito e mais a cara do Área 42? Vamos lá.

Materiais para o segundo modelo

  • 2 canos de PVC 25 milímetros com 7 centímetros de comprimento;
  • 2 canos de PVC 25 milímetros com 9 centímetros de comprimento;
  • 2 canos de PVC 25 milímetros com 10 centímetros de comprimento;
  • 2 canos de PVC 25 milímetros com 25 centímetros de comprimento;
  • 7 emendas para cano 25 milímetros (é possível comprar prontas ou cortar, o resultado final é o mesmo);
  • 2 caps para cano 25 milímetros;
  • 6 joelhos para cano 25 milímetros;
  • 5 junções em T para cano 25 milímetros;
  • 1 adaptador de cano 25 para 60 milímetros;
  • Tinta spray (a cor fica a seu critério, mas nós vamos utilizar a preta);
  • Cola quente;
  • 1 cooler com 40 milímetros (pode ser maior ou menor, o importante é conseguir adaptá-lo);
  • 1 cabo USB.

Montando o segundo modelo

Vamos iniciar o processo prendendo os dois canos de 9 centímetros na primeira junção em T, de comprido, um de cada lado. Agora, prendemos um joelho de cada lado. Nessas peças, fixamos os dois canos de 10 centímetros. Em seguida, prendemos mais dois joelhos, dessa vez, virados para baixo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Na ponta dos dois joelhos, prendemos as duas partes de 7 centímetros, sendo uma de cada lado. As junções em T serão presas uma na outra. Depois, prendemos o conjunto na ponta do primeiro cano de 7 centímetros. Do outro lado, devemos seguir esse mesmo procedimento.

Para finalizar, prendemos mais uma emenda de cano no final da junção em T e, em seguida, o último joelho. Na ponta dele, fechamos com mais uma emenda e um cap.

Vamos pegar os canos de 25 centímetros e fazer três furos em cada. Os orifícios devem ficar bem espaçados uns dos outros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para completar, prendemos esses dois tubos nas junções em T que estão livres no meio do conjunto. Agora, é só apertar bem para se certificar de que tudo está no lugar e pronto.

Preparando o cooler

Devemos iniciar o processo cortando o cabo USB. Precisamos da ponta com o conector e de aproximadamente uns 20 centímetros de fio. Depois de cortar, desencapamos o fio para liberar os quatro fios que ficam no interior do cabo. O que nos interessa são os fios vermelho e preto.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois disso, desencapamos os fios do cooler. O nosso tinha três: vermelho (positivo), preto (negativo) e azul (sensor de velocidade); como não tem onde ligar o sensor, podemos simplesmente cortar esse fio e deixar apenas os principais. Para finalizar, conectamos as pontas no cabo USB, seguindo o mesmo padrão de cores.

O próximo passo é fixar o cooler no adaptador de PVC 25 para 60 milímetros. Como ele é quase do mesmo tamanho, fica fácil. Basta posicionar o componente na abertura maior do adaptador e, com cola quente, vedar de todos os lados.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Veja como ficou o suporte com o cooler ligado: o ar entra por esse local e sai pelos furos que fizemos nos canos, sendo direcionado para a parte inferior do notebook, ajudando na refrigeração do sistema.

Os últimos retoques

Vamos dar os últimos retoques para garantir que o nosso suporte fique bonito e elegante. Para isso, vamos pintá-lo com um spray de tinta preta fosca.

 

Veja como ficou a versão final do nosso equipamento!

  (Fonte da imagem: Tecmundo)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.