Área 42: como fazer o avião de papel mais irado do mundo [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Área 42: como fazer o avião de papel mais irado do mundo [vídeo]

Você certamente já brincou de fazer aviões de papel e, muito provavelmente, não conseguiu desenvolver um modelo que tenha alta eficiência de voo e muito menos o formato (ao menos próximo) de um avião de verdade.

Isso porque os modelos que estamos acostumados a fazer são muito simples. Eles voam, isso é um fato. Mas nunca como gostaríamos que fosse. O seu design básico não permite que a aeronave tenha a capacidade de perfurar o ar e planar graciosamente por grandes distâncias.

É muito frustrante tentar fazer o avião decolar e ele não voar nem mesmo dois metros de distância, não é mesmo?

Então assista ao vídeo do Área 42 dessa semana e aprenda a fazer uma avião de papel que voa e, mais do que tudo, que se parece com um avião de verdade: o Thunderbolt.

Você também vai aprender a construir um lançador de aviões utilizando apenas material de escritório. Com ele, vai ser possível lançar a aeronave de papel a distâncias muito maiores.

Iniciando a construção do nosso Thunderbolt

Para construir o avião, você deve seguir esses passos.

Pegue uma folha de papel A4 comum e a dobre ao meio. Sem desfazer a primeira dobra, dobre a folha novamente ao meio, apenas para deixar uma marca no centro, conforme a imagem abaixo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Dobre as bordas do papel desde a linha central da parte de cima até as pontas de baixo: faça esse procedimento dos dois lados da folha.

Nas marcas diagonais que ficaram nos lados do papel, faça mais uma dobra, utilizando a linha deixada pelas dobras anteriores como referência. Repita o mesmo procedimento do outro lado do papel.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, com o papel de lado, inverta as duas pontas de cima, isto é, dobre-as para dentro. Veja na imagem abaixo: os dois lados precisam estar simetricamente posicionados para que o avião não fique deformado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nesse momento, você deverá ter quatro pontas no papel, duas de cada lado da folha. Dobre cada uma delas para o lado de fora de modo que elas “abracem” o papel.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O papel deverá estar agora em forma de triângulo, cada face com duas abas nas laterais. O passo seguinte é dobrar no meio, seguindo a linha que se encontra no centro.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, dobre as duas pontas para fora novamente  para fazer as duas asas do avião.

Para dar o toque final, você deve dobrar as pontas das asas (que agora são duplas) para cima, dando os detalhes finais à aeronave.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nesse ponto, seu Thunderbolt deverá estar assim.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Construindo um lançador de aviões

Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, por que não construir um lançador de aviões? Com ele, você pode lançar o seu Thunderbolt de papel recém-montado ainda mais longe. Preste atenção no material necessário para a construção do acessório:

  • 3 réguas acrílicas de 30 cm;
  • 2 prendedores de papel;
  • 2 elásticos;
  • Um prendedor de crachá (caso você não encontre nenhum, um grampo de roupa deve servir);
  • Fita adesiva.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Vamos começar pegando a primeira régua. Se você observar, a parte das medidas é levemente inclinada. Posicione uma régua com a parte mais grossa para cima e as outras duas posicionadas uma de cada lado, aproveitando a parte inclinada para encaixar as três réguas e criar uma espécie de forquilha.

Para fixar o conjunto, coloque um prendedor de papel de cada lado, segurando as três réguas unidas. Como o acessório faz muita pressão e pode quebrar os objetos, você pode colocar um pedacinho de papel dobrado entre as partes para servir com apoio: isso também vai servir para garantir que o conjunto fique mais firme.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O lançador de aviões já está com o formato pronto. Agora, vamos construir o mecanismo que vai lançar as aeronaves ao céu.

Vamos aproveitar o prendedor de papéis que está na parte da frente do lançador para amarrar os elásticos. Como ele possui dois ganchos nas laterais, cada um deles vai servir perfeitamente para segurar as borrachas.

Agora, unimos os dois elásticos no centro do lançador e fixamos os dois com fita adesiva. Lembre-se: o conjunto deve se manter firme para não desmontar na hora do lançamento.

O prendedor de crachá (ou grampo de roupa) serve perfeitamente como um gatilho. Prendemos o objeto no local onde fixamos os elásticos com fita adesiva e o puxamos para trás, prendendo tudo na parte traseira lançador.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora vem uma parte importante: para o avião ter a sustentação necessária para “sobreviver” ao lançador, vamos reforçar a sua estrutura. Um pedaço de fita adesiva deve ser colocado bem no meio, para manter as asas alinhadas, e outro na parte de trás, embaixo, para que o avião aguente ser empurrado pelo elástico do lançador sem se rasgar.

Cuidado com o local de lançamento, essa aeronave de brinquedo pode ir muito longe e acertar alguém.

Agora, é só lançar o seu Thunderbolt de papel pelos ares e apreciar o seu magnífico voo!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.