Área 42: como fazer uma lente macro para celular usando uma caneta laser

1 min de leitura
Imagem de: Área 42: como fazer uma lente macro para celular usando uma caneta laser

Se você gosta de fotografias, é muito provável que conheça bem o conceito de fotos macro. Esse tipo de fotografia registra de forma bem próxima alguns objetos, mostrando todos os seus incríveis detalhes. Mas quem disse que você precisa de um equipamento especial para criar esse tipo de foto?

Nesta edição do Área 42 vamos te ensinar a criar uma poderosa lente macro gastando muito pouco. Então, tome nota dos materiais de que você vai precisar:

Experiência do dia: lente macro com uma caneta laser

Materiais

  • Um celular com câmera;
  • Um laser;
  • Um grampo de cabelo;
  • Fita adesiva.

O laser que utilizamos é bastante simples e pode ser adquirido em algumas lojas por preços bem baixos.

O laser que usamos é aquele baratinho que pode ser comprado em lojas de R$ 1,99

Montagem

O primeiro passo é desmontar a ponta do laser para acharmos a lente. Dependendo do tipo de laser que você tem, basta apenas ir "desrosqueando" até encontrar a parte que interessa. Depois disso, pegue a lente e prenda na ponta de um grampo de cabelo.

Posicione o grampo de modo que a lente fique exatamente em frente à câmera e fixe o conjunto com fita adesiva. A lente macro já está pronta, e agora é hora de testar para ver se deu certo.

Dicas

Durante a captura das fotos, é recomendado que o objeto a ser clicado fique a pelo menos um centímetro da lente. Vai ser preciso um pouco de paciência e pulso firme para focalizar as fotos, mas o resultado é incrível.

Resultado da lente macro para celular criada com uma caneta laser

É verdade que é possível comprar algumas lentes específicas para fazer fotos macro em celular, mas nenhum conjunto vai sair mais barato do que esse projeto do Área 42.

E aí, o que você achou dessa lente macro caseira? Bacana, não é mesmo? Você tem alguma sugestão do que podemos criar aqui em nosso quadro? Não deixe de conferir os outros vídeos do Área 42 e até a próxima!

Você gosta de tirar fotos macro? Qual técnica você utiliza para conseguir boas imagens? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.