Conhecido por donos do Android e do iOS como um dos melhores teclados personalizáveis disponíveis no mercado, o SwiftKey tem um novo proprietário: a Microsoft. A Gigante dos Softwares confirmou a compra da empresa responsável pelo app nesta quarta-feira (3), sem revelar os valores envolvidos na negociação — analistas indicam que a transação envolveu pelo menos US$ 250 milhões (996 milhões de reais).

Atualmente instalado em mais de 300 milhões de dispositivos, o aplicativo estima ter “salvo” seus usuários de 10 trilhões de toques desnecessários em mais de 100 idiomas diferentes — o que resulta em uma “economia” de 100 mil anos em digitação. Os números são impressionantes especialmente quando levamos em consideração que a primeira versão do software chegou ao Android em 2010.

“A aquisição é um grande exemplo do compromisso da Microsoft em trazer seus softwares e serviços para todas as plataformas. Vamos continuar desenvolvendo os aplicativos de teclado líderes de mercado para o Android e iOS, assim como vamos explorar cenários de integração da tecnologia através de nossos produtos e portfólio”, afirmou Harry Shum, vice-presidente executivo de Tecnologia e Pesquisa, em uma atualização no blog oficial da Microsoft.

“Vamos ter mais a dividir nos próximos meses conforme integramos a tecnologia da SwiftKey com nossa Word Flow, que possui um recorde mundial no Guinness. Estou incrivelmente animado com a tecnologia, talento e posição do mercado que a SwiftKey nos traz com essa aquisição e como isso ajuda a demonstrar o desejo da Microsoft de trazer aplicativos-chave e tecnologias para plataformas que vão do Windows ao Android e ao iOS”, complementou o executivo.

Qual é a sua opinião sobre a compra do SwiftKey? Comente no Fórum do TecMundo