Por mais apetitoso que seja um alimento, você pode estar ingerindo colheres inteiras de açúcar que estão em sua composição — e, muitas vezes, sem desconfiar disso. Alertar o consumidor e ajudar quem precisa maneirar nas guloseimas é o objetivo do Change4Life Sugar Smart, um novo app disponível para Android e iOS.

O serviço é capaz de dizer quanto tem de açúcar em alimentos ou bebidas que você consome no dia a dia. Usando a medida em cubos, ele dá a informação a você a partir do código de barras do produto.

O app ainda avisa sobre a quantidade diária indicada para consumo: para pessoas com 11 anos ou mais, somente o equivalente a 30 gramas de açúcar ou sete cubos. Uma lata de refrigerante de 330 ml, segundo o serviço, já ultrapassa essa medida.

Por enquanto, o app é totalmente em inglês e só funciona nos Estados Unidos — mas a ideia é boa e organizações que lutam pela boa alimentação no Brasil poderiam implementar algo parecido por aqui. Além disso, a ferramenta tem um grande vilão a ser superado: as próprias embalagens dos alimentos, que também exibem essas informações.

Conhece algum app que ajuda você a ter uma alimentação saudável? Comente no Fórum do TecMundo