ViaVoz: app leva autonomia à locomoção de pessoas com deficiência visual

1 min de leitura
Imagem de: ViaVoz: app leva autonomia à locomoção de pessoas com deficiência visual

No Brasil existem cerca de cinco milhões de pessoas que possuem deficiência visual nos mais diversos níveis. Como você pode imaginar, a locomoção delas em ambientes públicos nem sempre é facilitada pelos organizadores dos espaços — fazendo com que muitos dependam de outras pessoas para saberem como chegar até um banheiro, elevador ou até mesmo alguma sala específica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas um novo aplicativo criado por brasileiros está sendo lançado para facilitar a locomoção dessas pessoas, trazendo muito mais acessibilidade em ambientes públicos — “como shoppings, museus, aeroportos e outros locais onde circule um grande número de pessoas por dia”. Trata-se do ViaVoz, que já está disponível para download em aparelhos Android e iPhones.

O Diretor do Projeto, Rodrigo Caporal, afirma que a utilização é muito simples: “usando um smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções, e selecionando o destino, como por exemplo, banheiros, administração, elevadores, entre outros. A partir daí, o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar até o local”.

Por enquanto, somente a biblioteca da UNESC (Criciúma, SC) está habilitada ao ViaVoz. Isso porque antes de os usuários aproveitarem os recursos do ViaVoz, é necessário que haja um mapeamento prévio e os desenvolvedores afirmam que isso também é muito simples. Essa tarefa fica com os responsáveis pelos estabelecimentos. Todo o funcionamento de mapeamento e também de acesso ao aplicativo acontece de maneira gratuita. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui e acesse o site oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.