7 apps que transformam seu smartphone em uma câmera de segurança

3 min de leitura
Imagem de: 7 apps que transformam seu smartphone em uma câmera de segurança
Imagem: Techie Osasis

A popularização não tão recente do smartphone e de outros dispositivos móveis, como os tablets, levaram para as mãos de muita gente uma grande quantidade de tecnologias diversas que individualmente seriam muito caras para se obter. Em um único celular encontramos telefone, GPS, uma série de recursos que fazem uso da internet e, claro, ótimas câmeras.

Sendo assim, usando nossa criatividade, nós podemos improvisar uma série de dispositivos úteis utilizando essas funções que nossos smartphones oferecem. Uma boa aplicação para eles é servir como câmera de segurança, seja para vigiar uma residência ou um cômodo e até mesmo para ficar de olho no bebê dormindo ou no bicho de estimação que ficou sozinho em casa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja a seguir uma lista com sete aplicativos que nos ajudam a transformar nossos celulares em dispositivos de vigilância de última geração.

Alfred Home Security IP Cam

O Alfred Home Security IP Cam é um aplicativo que transforma o seu dispositivo móvel em uma câmera de vigilância. Com ele, é possível monitorar o que acontece na sua casa, independentemente de onde você esteja, sendo necessário usar uma conta da Google para a conexão entre os dispositivos. Vale a pena lembrar que para utilizar adequadamente o programa, é necessário um aparelho dedicado com o aplicativo instalado e outro para receber os alertas e fazer o acompanhamento das imagens. Além disso, você deve realizar o pareamento dos dispositivos para que o aplicativo seja capaz de realizar a sua função.

Para baixar esse aplicativo no Android, clique neste link. A versão para iOS deve ser lançada em breve.

CameraFi

Esse aplicativo nos permite conectar uma série de dispositivos de imagem a um aparelho com Android. Como resultado, as imagens e os vídeos obtidos podem ser visualizados na tela do seu smartphone, transformando-o em sistema de lupa, por exemplo, ou em uma ferramenta para acompanhar o conteúdo capturado em uma pequena câmera móvel. Não é preciso realizar o pareamento dos dispositivos, mas, ao conectá-los, pode ser necessário encontrar o aparelho em questão nas configurações do app.

Para baixar esse aplicativo no Android, clique neste link.

Camio Cam

CamioCam transforma qualquer câmera em um dispositivo de vigilância.  Assim, você pode utilizar uma webcam, um celular ou um tablet para ficar de olho em tudo o que acontece na sua casa. Em vez de gastar uma fortuna com aparelhagem, basta instalar o aplicativo em seu Android ou no PC. A ferramenta grava e faz o upload do conteúdo para nuvem apenas quando algum movimento é detectado. Portanto, mesmo que a câmera fique ativa durante o dia todo, apenas as ações serão registradas.

Para baixar esse aplicativo no Android, clique neste link. A versão para iOS pode ser baixada por este link.

IP Webcam

Com o IP Webcam, seu dispositivo móvel transmite imagens em MJPG para um endereço IP que pode ser acessado pelo navegador ou por qualquer outro aplicativo que exiba vídeos em streaming. Dessa forma, sem precisar instalar nenhum app a mais no seu computador, é possível usar um smartphone com câmera como substituto das webcams USB. Caso você queira um sistema de vigilância simples que funcione no mesmo local, o IP Webcam é simples e ideal para essa finalidade.

Para baixar esse aplicativo no Android, clique neste link.

Mobiscope

Mobiscope é um aplicativo que permite o acesso remoto às câmeras que você tem conectadas ao seu computador, não importando se você está utilizando uma webcam ou outro tipo de aparelho do gênero. O objetivo é totalmente focado em segurança, de maneira que você possa vigiar os seus filhos enquanto eles estão com a babá ou a sua casa nos dias de viagem.

Para baixar esse aplicativo no Android, clique neste link. A versão para iOS pode ser baixada neste link.

Secret Eye

Secret Eye é um aplicativo avançado de gravação de vídeo cujo objetivo é ajudar você a utilizar a câmera do seu smartphone sem que ninguém perceba. O utilitário não reproduz nenhum som quando acionado e funciona mesmo quando a tela do aparelho está desativada, como se fosse um dispositivo de espionagem. É mais recomendado para ser usado de modo que ninguém possa mexer no seu aparelho, pois isso pode arruinar sua tentativa de filmagem.

Para baixar esse aplicativo no Android, clique neste link.

Web of Cam

Web of Cam é um aplicativo totalmente gratuito que transforma seu celular em uma câmera de segurança. Basta instalá-lo no aparelho, defini-lo como a câmera e posicioná-lo da maneira que desejar. É possível desligar a tela do smartphone sem interromper o funcionamento do Web of Cam, o que deixa seu dispositivo mais discreto e aumenta a vida útil da sua bateria.

Para baixar esse aplicativo no Android, clique neste link.

Você já utilizou seu smartphone como câmera de vigilância? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.