Aplicativo curioso calcula a probabilidade de um voo terminar em desastre

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo curioso calcula a probabilidade de um voo terminar em desastre

Na semana passada, o mundo foi surpreendido com mais um acidente aéreo em meio a tantos que já aconteceram nos últimos meses. Nessa ocasião, uma aeronave da TransAsia com 58 pessoas à bordo caiu alguns minutos após a decolagem, deixando vários mortos e muitos outros feridos. Esse tipo de episódio pode fazer surgir um questionamento na mente dos mais inseguros: viagens de avião são realmente seguras?

Para acalmar (ou não) essas pessoas, um aplicativo lançado para o iOS visa responder exatamente qual é a probabilidade de um voo terminar em uma catástrofe. Chamado de “Am I Going Down?” que, em tradução direta, pode ser entendido como “Eu estou caindo?”, o aplicativo (na iTunes norte-americana) custa US$ 1,21.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Am I Going Down?"

"Probabilidades... Quem entende?"

Desenvolvido pela empresa britânica Vanilla Pixel, o “Am I Going Down?” usa dados estatísticos de acidentes aéreos de várias instituições renomadas para providenciar as porcentagens. O aplicativo leva em consideração – ao menos de acordo com a interface – o aeroporto de partida, o de destino, a companhia aérea e o avião.

Os resultados, evidentemente, devem ser encarados com bastante ceticismo, já que desconsidera uma série de outros fatores. Porém, o aplicativo é um bom exemplo de como o cérebro humano pode nos pregar uma peça: afinal, qual seria a nossa reação se descobríssemos que o voo em que estamos tem 100% de chance – de acordo com o aplicativo – de cair?

"Am I Going Down?"

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.