Conheça o OnPlaces: uma rede social local desenvolvida no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Conheça o OnPlaces: uma rede social local desenvolvida no Brasil

Um aplicativo brasileiro promete estreitar mais ainda as relações sociais em ambientes fechados. A rede social OnPlaces, já disponível para iPhone e com uma versão Android quase chegando, tem como objetivo a interação entre duas pessoas que estão no mesmo local. Além disso, a ferramenta indica os melhores estabelecimentos próximos do usuário, se valendo de ferramentas como recomendações e informações em tempo real de como está a lugar.

Caso o usuário já esteja em um bar, restaurante, festa ou evento, basta procurar o estabelecimento e clicar em participar. Dentro da página do local há duas abas. A primeira mostra os participantes, com os quais é possível interagir. Dá para ver o perfil da pessoa e aí curtir ou conversar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em lugares grandes como shopping, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade de conhecer alguém que nem sempre está no alcance de visão. Em um bar ou em uma festa também é útil para dar aquele primeiro passo e iniciar um contato. Caso encontre alguém inconveniente, também é possível bloqueá-lo.

Outras funções

Outra função do aplicativo é o mural do local. Nele, os usuários podem postar uma opinião, que fica visível para qualquer pessoa que acessar o local, mesmo vários dias depois da publicação. Também dá para compartilhar um status com foto no mural do evento. Neste caso, é um post mais imediato, para que as outras pessoas que estão no mesmo lugar ao mesmo tempo vejam e comentem.

Além de conectar as pessoas, o OnPlaces também é um ótimo app para encontrar o melhor lugar para ir naquele momento de acordo com o perfil do usuário. O aplicativo mostra um termômetro que indica o quão “quente” o local está. Também dá para ver a opinião das outras pessoas sobre o estabelecimento, o que pode ajudar na escolha.

Como torna-lo útil

A proposta do OnPlaces é certamente muito bacana e apresenta um potencial forte tanto nas interações sociais quanto profissionais. Infelizmente, até o momento da escrita deste texto o aplicativo ainda não apresenta muita utilidade, já que assim como o Tinder e outros apps similares é necessário uma base de usuários bem ampla para o pleno funcionamento.

É claro que para que esse quadro ser revertido basta que os usuários interessados no OnPlaces se dediquem a trazer seus círculos sociais para ele. A empresa responsável pelo aplicativo pretende promovê-lo em alguns locais especiais, como universidades, bares e baladas, mas existe um certo limite para o que uma campanha de marketing de uma startup consegue alcançar, desta forma, convencer os usuários da urgência de divulgar o aplicativo parece ser a melhor maneira de popularizá-lo no Brasil.

O aplicativo OnPlaces está disponível de forma gratuita para iPhone e o download pode ser feito pela App Store. A versão para Android deve ficar pronta ainda em Agosto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.