10 apps para transformar seu smartphone em um "canivete suíço"

6 min de leitura
Imagem de: 10 apps para transformar seu smartphone em um "canivete suíço"

Há diversos momentos em que nossos celulares podem realmente salvar nossas vidas. Mais do que funcionar como armas e instrumentos improvisados — como ensinamos neste artigo —, os smartphones podem realmente trazer diversas funcionalidades diferentes, graças aos diversos aplicativos que podem ser instalados nos aparelhos. Mas você saberia dizer quais são as mais recomendadas?

Hoje, nós criamos uma seleção bem completa, com diversas opções para quem precisa de ajuda na hora de transformar o smartphone em um “canivete suíço” capaz de desempenhar muitas funções. Pode ficar tranquilo, pois não será necessário utilizar nenhuma ferramenta para abrir peças ou desmontar os componentes. Estamos apenas falando de aplicativos. Vamos conhecê-los?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Nível

Precisando fazer alguma medição para a construção ou montagem de algum equipamento? Pois nem sempre temos as ferramentas mecânicas necessárias para isso à disposição, mas felizmente há alguns aplicativos que permitem isso com bastante rapidez. Se você precisa de algo simples, pode optar pelo app Nível, que garante agilidade e precisão nas medições mais importantes.

Se você quer uma opção com mais trabalho gráfico e outras funcionalidades, a melhor opção é o Bússola Nível. Além de realizar a mesma coisa que a outra alternativa, ele ainda garante que os usuários possam ter acesso a uma bússola capaz de indicar as direções com a mesma velocidade oferecida na demonstração dos níveis. Estes dois apps funcionam de maneira gratuita no Android. Usuários de iOS também podem optar pelo Nível para iPhone.

2. GPS

Os aplicativos de GPS são muito importantes para quem dirige e vai a lugares desconhecidos, mas também podem ser utilizados para quem está indo a pé. E alguns dos apps mais importantes desse segmento são completamente gratuitos. Estamos falando do Google Maps e do Apple Maps, que são parte da base dos sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente.

Outra opção bem interessante pode ser utilizada por qualquer um dos sistemas operacionais. Trata-se do Waze, que é considerado um dos mais revolucionários aplicativos lançados nos últimos anos. Além de exibir mapas e disponibilizar modos de navegação, ele ainda é uma ferramenta de interação social e garante excelentes experiências para os consumidores.

3. Régua

Pode parecer estranho, mas em algum momento da sua vida você vai voltar a precisar de uma régua. Quando isso acontecer, vai ser muito bom se você estiver com o Smart Ruler em seu aparelho Android ou então com o Ruler no seu iPhone. Os dois apps funcionam de uma maneira bem parecida, permitindo que os consumidores utilizem a própria tela para realizar medições.

Isso pode ser bem interessante para quem precisa medir um pequeno objeto, ferramenta ou afins. Para os aparelhos com telas maiores, a utilização desse tipo de app é bem mais simples. Já quem utiliza smartphones com bordas maiores nos cantos das telas pode ter que utilizar a própria tela para a realização da tarefa.

4. Lanterna

A situação é a seguinte: você está sozinho no seu quarto, deitado na cama, com frio e enrolado nas cobertas. Você precisa carregar o seu smartphone, sabe que o cabo dele está embaixo da sua cama, mas não consegue encontrar forças para levantar e acender a luz. Qual a saída mais viável? Instalar um aplicativo de lanterna para o aparelho, é claro. Aí é só mirar para o local escuro e encontrar o acessório sem sair de baixo do cobertor.

Com o Brightest Lanterna, você pode escolher entre duas opções muito interessantes. Ele permite que os usuários decidam se vão utilizar a luminosidade da tela para fazer com que os ambientes sejam iluminados ou então que isso aconteça pelo Flash de LED anexo às câmeras integradas. Outra boa opção é o Flashlight. No iPhone, essa função é nativa ao sistema operacional iOS desde a versão 7.

5. Calculadoras avançadas

Essa dica não é direcionada a um aplicativo específico, mas sim uma forma de fazer com que você possa aproveitar melhor os recursos da calculadora-padrão que está instalada em seu sistema operacional. Tanto no iOS quanto no Android, você só precisa acessar as configurações do aplicativo e então selecionar a opção “Calculadora científica”. No Android, ainda é possível baixar um app independente para isso.

6. Gravadores de voz

Os gravadores de voz presentes nos sistemas operacionais nem sempre são os melhores disponíveis no mercado. Se você concorda com isso, vai adorar saber que existem aplicativos mais avançados e gratuitos. No Android, uma das opções mais interessantes é o Hi-Q MP3 Voice Recorder, que permite fácil organização e também bons resultados na gravação de arquivos em MP3 — ao contrário de outros apps que usam formatos diferentes.

No iOS, uma das opções mais simples está no Recordium. Este aplicativo traz uma interface bem bonita e ainda garante que os usuários possam gravar conversas, músicas e ideias diversas. Tudo isso com toques simples na tela do smartphone. Vale dizer que este app tem sincronização com diversos serviços de armazenamento em nuvens.

7. Leitores de códigos de barras

“TecMundo! Por que é que eu preciso de um leitor de código de barras?” A resposta pode ser mais simples do que você pensa. Com a internet cada vez mais contextual, você pode utilizar um leitor desse tipo para fazer pesquisas de preços e encontrar locais para comprar seus produtos preferidos, por exemplo. Até mesmo pagar boletos bancários é possível com esse tipo de tecnologia.

No Android, uma das melhores opções relacionadas a isso é o Goggles, que interpreta imagens capturadas com a câmera com bastante velocidade, dando informações bem concretas sobre elas — indo bem além dos códigos de barras. Para quem quer mais simplicidade, Barcode Scanner (Android) e Bar-Code (iOS) são algumas das melhores opções.

8. Calendários

Um dos aplicativos mais bonitos que estão disponíveis nas lojas de aplicativos dos portáteis é o Surinse Calendar. Ele permite a rápida elaboração de agendas e calendários completos, com diversos recursos de criação de atividades e interação com outras pessoas. A utilização do Surinse Calendar (iPhone e Android) é realmente simples e você precisa experimentar as diversas possibilidades trazidas por ela.

9. Termômetro

Está sentindo calor, mas não faz ideia de qual é a temperatura que faz agora? Pois nem sempre podemos utilizar a internet para saber a temperatura exata. Felizmente, há alguns aplicativos que realizam a medição digital para você, com base na sua localização global — graças ao sistema de interação GPS. No iPhone, uma das melhores opções para isso está no Digital Thermometer.

10. Medidores

Mais do que réguas para pequenos objetos, os smartphones também pode garantir a medição de pessoas e grandes estruturas. Utilizando princípios da trigonometria — seu professor de Matemática ficaria orgulhoso —, softwares desse tipo conseguem calcular altura, distância, largura e até mesmo a área de algo que esteja por perto. Para os usuários do Android, o Smart Measure é uma das melhores possibilidades. Já no iPhone, o EasyMeasure também ganha destaque.

.....

Gostou de saber como fazer para transformar seu smartphone em uma verdadeira caixa de ferramentas que podem livrar você de várias situações? É claro que ainda existe uma grande quantidade de outros softwares com funções bem similares, mas hoje nós optamos por trazer alguns dos mais interessantes que estão disponíveis de maneira gratuita nas lojas digitais.

Aproveite para experimentar todas as ferramentas mostradas por aqui e mantenha seu dispositivo sempre pronto para livrá-lo de todos os riscos — inclusive o risco de sair da cama no frio, como dissemos anteriormente. Para que o aparelho se transforme em um canivete suíço completo, agora só falta esperar para que algum desenvolvedor consiga criar uma lâmina anexa aos celulares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.