Android: 9 apps para guitarristas

5 min de leitura
Imagem de: Android: 9 apps para guitarristas

(Fonte da imagem: Reprodução/Tunessence)

Decidido a aprender um novo instrumento musical? Já sabe tocar uma música ou outra na guitarra e deseja aprimorar suas habilidades? Pois há uma série de aplicativos para Android que podem ajudar amadores e profissionais a tirar o máximo de seus equipamentos musicais.

Na relação abaixo, selecionamos apps que ensinam, dão dicas e ajudam músicos a melhorar o dedilhar pelas cordas. Os programas auxiliam e avaliam os desempenhos, e algumas opções de aplicativos conseguem passar boas lições sem deixar de lado a diversão.

Pegue a sua guitarra, seu violão e seu aparelho Android, baixe cifras, afine seu instrumento e comece logo a tocar músicas. Na seleção abaixo, disponibilizamos links para nossas páginas no site Baixaki, sendo a maioria de oferta gratuita, com exceção dos dois últimos aplicativos da lista. Confira!

1. Guitarra Riff

Guitar Riff é ótimo mini game para se aprenderem algumas boas frases (riffs) de guitarra e treinar o seu ouvido. Basta escolher um lick em uma lista contendo alguns dos nomes mais consagrados da música — de Black Sabbath a Eric Clapton, de Bob Dylan a Adele —, colocar para tocar e, em seguida, tentar executar corretamente cada uma das notas na sequência correta.

O aplicativo funciona com um autêntico som de Fender Stratocaster, e tanto pode soar “limpo” quanto “distorcido” — basta selecionar dentro do menu “opções”. O game inclui também diversas outras configurações, incluindo: o número de notas tocadas (uma espécie de controle de desafio); ajustes de velocidade e volume do riff, para tocar junto.

 2. Learn Guitar Chords

Learn Guitar Chords é um aplicativo simples que traz um conjunto básico de acordes de violão e guitarra — formados por tríades, tétrades, sus e alguns outros. Além de mostrar exatamente o posicionamento correto dos dedos sobre o braço do violão/guitarra, o app também emite o som resultante de cada acorde.

Pode-se tocar todas as formações corda por corda (em dedilhado) ou tangenciando todas ao mesmo tempo. Há também a possibilidade de escolher entre som de violão ou de guitarra (com som limpo) no menu inicial do programa.

3. Real Guitar Free

O software é voltado não só ao aprendizado das notas musicais, mas também serve como um passatempo divertido – e até mesmo como um instrumento de composição. Para tanto, o aplicativo traz duas opções diferentes de violão, de forma que você é capaz de escolher entre um com cordas de nylon e outro com encordoamento de aço.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Ao acessar as opções do Real Guitar Free, você pode escolher as notas para que elas fiquem visíveis na tela principal. Além disso, o software ensina o desenho e posição de cada nota no braço do violão, mostrando tudo graficamente e por meio de tablaturas.

4. DRM Cifras

DRM Cifras é um aplicativo totalmente em português, que tem como objetivo oferecer milhares de cifras para você aprender a tocas suas músicas favoritas no violão. O conteúdo fica armazenado em seu telefone, o que significa que você pode visualizá-lo sempre que quiser, sem depender de conexão com a internet.

O primeiro passo é selecionar seus artistas e bandas favoritas e baixar o conteúdo. Pode ser uma música específica ou todas as disponíveis. Na visualização da cifra, você pode optar pelo modo de rolagem automático e ainda pode alterar o tamanho da fonte de exibição.

5. Metrônomo Cifra Club

Metrônomos são aparelhos que fazem a marcação de tempo musical, com batidas constantes que ajudam a manter o ritmo constante. O instrumento é comumente utilizado em gravações de estúdio, mas caso precise de um, é possível baixar essa opção gratuita e completa em seu Android.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Metrônomo Cifra Club pode alterar o compasso e o tom, além de delimitar um tempo para que seja desligado automaticamente. Você pode alterar a velocidade da batida e optar entre três sons diferentes nas configurações do app.

6. Afinador Cifra Club Lite

Afinador Cifra Club Lite é um aplicativo para afinar instrumentos de corda, como vilões, guitarras, baixos e cavaquinhos. Você pode fazer isso em qualquer lugar pois o programa utiliza o microfone do seu smartphone ou tablet para ajustar o som das cordas.

Para afinar seu instrumento de corda, toque a nota desejada e acompanhe o ponteiro na tela do programa. O afinador mostrará a nota mais próxima da afinação da corda tocada e a frequência.

Para uma maior precisão na afinação, deixa o microfone do aparelho virado para o instrumento, o mais próximo possível. Procure utilizá-lo em um ambiente silencioso, pois ruídos externos podem atrapalhar a captação correta da frequência sonora da corda, afetando a identificação da nota tocada.

7. Curso da Guitarra Grátis

O curso gratuito de violão e guitarra contém 19 lições que vão desde as primeiras noções sobre os instrumentos, de posição, notas e afinação até o dedilhar de acordes, arpejos e escalas.

(Fonte da imagem: Baixaki)

O aplicativo contém um manual vasto de instruções e está totalmente em português para você não perder nenhum detalhe das lições.

8. Ultimate Guitar Tabs

Ultimate Guitar Tabs traz para o Android uma ferramenta fácil e prática para acessar tablaturas de guitarra, contrabaixo ou bateria das suas bandas e artistas favoritos. A base de dados é bastante respeitável: trata-se dos arquivos disponibilizados no site Ultimate-Guitar.com. Dessa forma, você terá à disposição mais de 400.000 tablaturas para aprender a tocar músicas que vão de “Honey Pie” (Beatles) a “Canon Rock” (Jerry C).

O aplicativo traz várias formas para se navegar pela ampla base de dados do referido site. É possível tanto utilizar o campo de buscas (com filtros como “dificuldade”, “avaliação”, “afinação” etc.) quanto classificar as tablaturas utilizando vários critérios — formando, por exemplo, uma lista randômica ou revelando o “Top 100” do site. Também é possível criar playlists com os arquivos disponíveis.

A versão completa do aplicativo acrescenta várias funcionalidades extras, incluindo suporte para o arquivo Tab Pro (similar ao Guitar Pro e ao Power Tab), afinador cromático (capaz de “ignorar” os ruídos de um ambiente particularmente barulhento) e uma ampla biblioteca de acordes.

9. GuitarTapp Tabs & Chords

O programa conta com mais de 500 mil sucessos cadastrados no sistema. Para encontrar qualquer um deles, basta preencher o nome do artista ou da música que você procura. Assim, rapidamente, ele já fornece sugestões com base no texto que você digitou.

(Fonte da imagem: Baixaki)

GuitarTapp Tabs & Chords possui um sistema de autorrolagem. Assim, não há a necessidade de parar de tocar para descer a tela do gadget e continuar vendo a cifra. Tudo o que você precisa fazer é ajustar a velocidade para que o programa acompanhe o ritmo da música.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.