8 apps que lhe ajudam a aprender novos idiomas

3 min de leitura
Imagem de: 8 apps que lhe ajudam a aprender novos idiomas

(Fonte da imagem: Reprodução/Windows Phone Brasil)

A quantidade de aplicativos que surgem diariamente para as mais variadas plataformas de computação móvel é impressionante. Hoje, qualquer pessoa já tem acesso a programas para editar fotos, enviar mensagens instantâneas, realizar compras e até mesmo procurar novos relacionamentos. Nesse meio, temos também a febre dos apps que conseguem ajudar qualquer pessoa a aprender um novo idioma de forma completamente gratuita.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vivendo na cidade grande e tendo uma rotina exaustiva, não é todo mundo que tem tempo para frequentar um curso presencial e aprimorar seu currículo profissional. É nesses casos que a tecnologia vem bem a calhar e torna o conhecimento mais acessível para quem quiser usufruí-lo.

Contudo, diferente do que muitos pensam, os apps de aprendizagem de idiomas não substituem em totalidade uma sala de aula convencional. De acordo com Rafael Becker, professor de inglês da Plan Idiomas Direcionados, “os aplicativos são ferramentas que facilitam o aprendizado, mas nada substitui uma boa explicação transmitida com simpatia e emoção através da linguagem corporal”. Logo, o ideal é utilizá-los principalmente como um complemento aos seus estudos tradicionais.

O Tecmundo resolveu selecionar alguns bons programas do gênero para quem procura iniciar seu aprendizado de forma totalmente gratuita. Escolha o seu predileto e comece as aulas agora mesmo!

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

1) Duolingo

Com versões disponíveis para Android e iOS, o Duolingo é atualmente considerado um dos melhores serviços gratuitos para aprender diversos idiomas através de dispositivos móveis. O diferencial fica por conta do método de ensino, que se assemelha a um jogo e chama bastante a atenção de usuários mais jovens. Cada lição concluída rende pontos para seu perfil e aumenta seu posicionamento em um ranking constituído por seus amigos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Duolingo)

2) LinguaLeo

O LinguaLeo é outro serviço que adotou o conceito de gamification para criar um app didático de fácil compreensão. Todos os exercícios são baseados em conteúdos interessantes para o aluno, como letras de músicas, trechos de livros e até mesmo cenas de filmes famosos. Boa parte do serviço é gratuita, mas também é possível obter aulas adicionais adquirindo uma assinatura premium.

Você pode usar o LinguaLeo através de seu site ou pelos aplicativos disponíveis para smartphones e tablets. Há uma versão para Android e outra para iOS. Vale lembrar que já entrevistamos os criadores do programa, que marcaram presença no Campus Party 2013. Caso ainda não tenha lido, clique aqui para conferir.

(Fonte da imagem: Divulgação/LinguaLeo)

3) 50 Línguas

Como seu nome sugere, o 50 Línguas (para Android e iOS) traz algumas lições de nada menos do que 50 idiomas diferentes. Os exercícios incluem joguinhos de perguntas e respostas e desafios que visam o aprendizado da pronúncia, que pode ser considerado o tópico mais difícil para quem está estudando uma nova língua. O software também possui uma versão paga com ainda mais aulas desbloqueadas.

4) Fox News

Recomendado pelo professor Rafael Becker, o Fox News é um jornal diário que traz notícias sobre o mundo inteiro em uma linguagem bastante acessível para quem está começando a se acostumar com o inglês. O app para dispositivos móveis possui versões para BlackBerry, Windows Phone, iOS e Android. Vale a pena dar uma conferida se você deseja começar a se manter informado através de textos na língua estrangeira.

(Fonte da imagem: Divulgação/Fox News)

5) Busuu

O Bussu é um dos aplicativos mais antigos e populares para aprender inglês, espanhol, francês, alemão e diversos outros idiomas. Com foco em recursos sociais, o serviço permite que você interaja e troque experiências com outros usuários ao redor do mundo inteiro (com a possibilidade inclusive de tirar dúvidas com cidadãos estrangeiros). Disponível para Android e iOS.

6) Mindsnack

Exclusivo para iOS, o Mindsnack é voltado para quem já tem certo conhecimento em inglês – afinal, os conteúdos são lecionados neste idioma. O serviço disponibiliza cursos de espanhol, francês, italiano, chinês, alemão e até japonês – tudo explicado de uma forma bastante simples e com vários exercícios divertidos.

7) Play Words: Foods

Outro aplicativo para quem possui um iPhone ou um iPad. O Play Words: Foods é voltados para crianças e consegue ensinar nomes de diferentes alimentos em inglês para os pequenos estudiosos. O visual do software é bem colorido e cartunesco, e todas as lições são completamente gratuitas.

8) Sounds: The Pronunciation App

Com versões para iOS e Android, o Sounds: The Pronunciation App é perfeito para quem quer treinar exclusivamente a pronúncia de palavras em inglês. Desenvolvido pela aclamada companhia MacMillan, o aplicativo possui diferentes tipos de desafios que ajudam na fixação dos conteúdos aprendidos – há inclusive um modo de “corrida contra o relógio”, que lhe desafia a responder certas perguntas antes que o tempo se esgote.

.....

E você, já utiliza algum desses aplicativos para aprender um idioma estrangeiro? Qual deles é o seu predileto? Não deixe de expressar sua opinião nos comentários abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.