Economize espaço e bateria no Android acessando redes sociais com este app

3 min de leitura
Imagem de: Economize espaço e bateria no Android acessando redes sociais com este app

Se você possui um smartphone Android e já percebeu que ele começou a ficar lento — o que provavelmente aconteceu alguns meses após a última formatação —, já deve ter se perguntado se existe alguma solução para evitar que os travamentos fiquem cada vez mais constantes e incômodos, não é mesmo? Pois, felizmente, existe um software que se propõe a facilitar a sua vida nesse sentido.

Estamos falando do Hermit, que promete transformar qualquer aplicativo ou serviço online em uma ferramenta muito mais leve. Na prática, ele funciona como um navegador Lite com suporte a personalizações e várias opções de configurações para os serviços conectados. Quer saber como usar este app e quais são os benefícios em usá-lo? Então confira agora mesmo algumas dicas bem interessantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que usar?

É impossível não dizer que o grande benefício do Hermit está na economia de espaço. Ele possui cerca de 1 MB e não armazena dados em cache para a criação dos aplicativos Lite — uma vez que trabalha como um navegador e faz o carregamento de tudo diretamente pela internet. Com isso, a memória do seu aparelho não fica ocupada com dados dispensáveis, e o sistema operacional também pode rodar mais livremente.

Várias possibilidades

Além disso, outro benefício do Hermit está na economia de bateria. É possível fazer a configuração dos serviços para que eles sejam sincronizados em momentos específicos. Com isso, não ocorrem trocas de dados durante todo o tempo, o que é ideal para quem não quer ver a bateria sendo drenada com processos em segundo plano — e nem a franquia de dados sendo levada junto.

Vale dizer também que o Hermit promete fazer tudo isso com menos rastros de navegação sendo compartilhados com os serviços. Por não permitir cookies sem a autorização dos usuários, o aplicativo ainda barra alguns rastreadores que podem ser usados por sites, serviços e redes sociais.

Como usar?

O funcionamento do Hermit é bem simples. Depois de baixar o aplicativo e aguardar a instalação dele, tudo o que você precisa fazer é seguir alguns passos bem simples e rápidos. Para começar, ordene a execução do software em seu dispositivo e aguarde alguns segundos até que ele seja carregado totalmente.

Uma janela inicial já com apps configurados

Com a nova interface aberta em seu smartphone, pressione o botão “+”, que está no canto inferior direito da tela. Depois disso, você tem uma nova janela aberta com a presença de diversos ícones e também com uma barra de buscas. Insira o nome do serviço que pretende acessar ou selecione algum dos disponíveis na lista — Facebook, por exemplo.

Escolha os apps a serem criados

O serviço vai ser carregado e então você só precisa fazer o login. Depois disso, observe que na parte inferior da tela está uma nova divisão que pede a nomeação do “App Lite” e um novo botão “+” ao lado. Insira o nome que desejar e pressione o botão para que a aplicação seja criada. Aí é só confirmar e o atalho será criado em sua tela inicial.

Configurações especiais

No canto superior esquerdo das interfaces, você pode encontrar um menu sanduíche. Toque o ícone e então escolha a opção “Configurações”. Com isso, você tem acesso a uma série de ferramentas, incluindo a lista de permissões do aplicativo em seu aparelho — podendo desativar cada uma delas individualmente sem qualquer dificuldade.

Configurações

Também há opções de bloqueio de imagens para economia de franquia de dados e várias outras opções de privacidade — com exclusão de cookies, cache e solicitações de “Não rastreie”. É também nessa janela que estão as seleções de frequência para as sincronizações — que farão as notificações serem ativadas, caso exista alguma novidade.

Funções de apps

Outra possibilidade está na personalização de cores. Para modificar os padrões predefinidos pelo aplicativo, você só precisa tocar a engrenagem que está ao lado de cada app Lite na janela principal do Hermit — em seguida, defina as cores e prossiga a utilização do software.

Limitações do app

Pelo período de três dias, você pode fazer quantos apps Lite quiser para testar as funcionalidades do sistema. Depois disso, a limitação surge permitindo que apenas dois deles sejam usados sem restrições — o que é suficiente para Facebook e Twitter, por exemplo. Caso você queira permanecer com vários apps cadastrados, será necessário comprar a licença do software, que custa R$ 14,35.

.......

Você usa apps Lite em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.