Segundo rumores, iOS 5 deve ser lançado em abril

2 min de leitura
Imagem de: Segundo rumores, iOS 5 deve ser lançado em abril

(Fonte da imagem: Apple)

Mal a Apple disponibilizou a versão 4.3 do iOS para download, rumores já dão conta de que a versão 5 do sistema operacional deve ser anunciada já no próximo mês. Segundo o site alemão Macerkopf, a empresa deve apresentar a novidade em um evento realizado entre a primeira e a segunda semana de abril, em sua sede localizada em São Francisco.

O anúncio deve coincidir com a revelação de uma versão remodelada do serviço MobileMe, responsável por aplicações como calendário, livro de endereço e galeria de imagens. A data do evento deve ser próxima à inauguração do novo centro de dados da Apple – segundo rumores, uma peça essencial nos planos da empresa para oferecer conteúdo integrado com a nuvem.

Segundo a fonte consultada pelo Macerkopf, o iOS 5 trará a possibilidade de levar as bibliotecas de música dos usuários do iTunes para a nuvem, permitindo o acesso a suas informações em qualquer lugar. Além disso, é esperado o anúncio de uma espécie de “armário virtual”, onde os usuários poderiam armazenar fotografias, vídeos e músicas, dispensando o uso de qualquer computador como intermediário.

Novidades do iOS 4.3

Ao contrário do que era esperado, a Apple disponibilizou a mais recente atualização de seu sistema operacional portátil antes do lançamento oficial do iPad 2. Quem sincronizava seu iPhone, iPad ou iPod Touch ao iTunes nesta quarta-feira (9 de março) já conseguia conferir as novidades da versão 4.3 do iOS.

(Fonte da imagem: Apple)

A principal novidade fica para a inclusão da função Personal Hotspot (Acesso Pessoal) no iPhone 4, que permite transformar o aparelho em um roteador Wi-Fi para até 5 dispositivos. Além disso, foi adicionada a opção iTunes Home Sharing para a reprodução de bibliotecas compartilhadas do iTunes a partir de um Mac ou PC.

Confira abaixo outras das características do sistema operacional:

  • Novas funções para o AirPlay: donos da Apple TV podem reproduzir vídeos e fotos tiradas através do iPhone 4 a partir de recursos padrões do aparelho ou aplicativos de terceiros compatíveis com a tecnologia;
  • Safari aprimorado com o motor Apple Nitro JavaScript;
  • Reprodução de vídeos em 720p através de saída HDMI;
  • Novas funções para o serviço Ping, incluindo notificações sobre novos comentários e pedidos de amizade;
  • Configurações de alarme amplificadas, além da opção de mudar a forma como o botão lateral se comporta;
  • Correção geral de bugs.

Vale notar que nem todas as novidades funcionam em todas as versões dos aparelhos da Apple. Somente as gerações mais recentes do iPhone, iPad e iPod Touch são totalmente compatíveis com as atualizações, e muitas das funções apresentadas podem apresentar desempenho prejudicado nos modelos anteriores dos aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.