Novo cargo de Jony Ive na Apple: aposentadoria ou projeto secreto?

1 min de leitura
Imagem de: Novo cargo de Jony Ive na Apple: aposentadoria ou projeto secreto?
Imagem: YouTube

Depois de anunciar algumas mudanças na hierarquia do setor de design, a Apple oficializou hoje as mudanças de cargo que acabam de acontecer. Jony Ive, o famoso designer da Maçã, foi promovido para Diretor Chefe de Design, o que pode significar várias coisas.

Ele ficará responsável por supervisionar tudo o que envolve design na Apple, incluindo hardware, software, lojas próprias e até grandes projetos arquitetônicos, como o Apple Campus 2 que está sendo construído em Cupertino, nos EUA.

Esse novo cargo deve flexibilizar os horários do executivo, aparentemente um desejo antigo dele para passar mais tempo com a família na Inglaterra. O gerenciamento cotidiano do design da Apple agora será liderado por Alan Dye, recém-promovido para vice-presidente de interface para o usuário, e Richard Howarth, vice-presidente de design industrial. Isso poderia indicar que Ive estaria se afastando gradativamente da Apple em direção à sua aposentadoria. Contudo, nada disso passa de especulação no momento.

Ive estaria se afastando gradativamente da Apple em direção à sua aposentadoria

Cada um deles deve cuidar mais de perto de software e hardware em aparelhos mobile e desktop, enquanto Ive deve assegurar que ambas as áreas mantenham alguma coerência. Ainda assim, esses dois outros executivos responderão diretamente a Cook, outro possível indicativo do afastamento de Ive.

Mais brilhantismo em toda a Maçã ou "iCar"?

Ainda assim, há quem acredite que esse novo cargo de “CDO” (Chieff Design Officer) é uma forma de levar o brilhantismo de Ive para todos os setores da Apple. Nessa posição, ele terá capacidade de influenciar praticamente tudo na companhia.

Robert Brunner, o homem que contratou Ive, conversou com a FastCompany sobre essas mudanças na Maçã e comentou que, “no fim das contas, isso vai resultar em profunda modernização da ‘experiência Apple’”.

Há também a possibilidade de Ive estar se envolvendo em algum projeto secreto, que requer mais atenção do que o gerenciamento cotidiano da companhia. Será que ele está se preparando para lidar com o suposto iCar, o carro da Apple?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.